Politicando
Ação contra Temer e Dilma: depoimento de dono de gráfica satisfaz advogados
O ex-executivo da Odebrecht Luiz Eduardo da Rocha Soares e o sócio-diretor da gráfica VTPB, Beckembauer Rivelino de Alencar Braga, foram ouvidos nesta quarta-feira (8) em ação que investiga se a chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer cometeu crimes na campanha eleitoral de 2014. Eles prestaram depoimento na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, transmitido por videoconferência para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os advogados de Temer e Dilma disseram que o depoimento de Beckembauer Braga confirmou as informações de que a gráfica VTPB prestou serviços na campanha regularmente. Gustavo Guedes, advogado que representa o presidente Temer, também considerou relevante o depoimento de Braga, que “esclareceu, mais uma vez, que houve a prestação dos serviços” para a campanha da chapa vitoriosa na eleição presidencial de 2014.
Guedes disse que a contratação da gráfica não teve a participação de Temer. “Nós sempre dissemos que não houve a contratação de nossa parte.” Questionado sobre o interesse em desvincular as ações da chapa, o advogado respondeu que o “TSE deve enfrentar esse tema com a responsabilização de cada um pelos atos que praticou”.
O advogado não comentou o depoimento de Luiz Eduardo da Rocha Soares, que integrava o departamento de propina da Odebrecht, pois o processo corre em sigilo. Segundo Guedes, novas informações devem surgir nesta sexta-feira (10), após a acareação entre três delatores da Odebrecht: Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo, e os ex-executivos Hilberto Mascarenhas e Cláudio Melo Filho. “O importante é esclarecer e mostrar o que efetivamente ocorreu”, disse Guedes, acrescentando que “não há que se preocupar em demasia”.
Para o advogado de Dilma Rousseff, Flávio Caetano, o depoimento de Braga serviu para “corroborar” as informações contantes no processo. Caetano disse que, ao final da ação movida pelo PSDB, será mostrado que “todas as acusações são improcedentes e que a campanha da chapa Dilma-Temer foi regular”.
O advogado Miguel Pereira Neto, defensor de Braga, afirmou que, nas duas horas em que falou em juízo, seu cliente nada mais fez do que confirmar informações já prestadas à Receita Federal, à Junta Comercial e a outros órgãos públicos, comprovando o que já constava nos autos do processo. “Foi devidamente esclarecido o serviço prestado, todo o material de campanha foi entregue e satisfeitas todas as indagações em juízo.”
Veja também
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Incêndio em apartamento na Ponta Verde atinge cinco cômodos e deixa dois destruídos
Prefeitura realizará mutirão de limpeza na Praia de Jaraguá neste sábado (19)
Intervenção da Equatorial afeta iluminação pública na Durval de Góes Monteiro
Prefeitura de Maceió remove construções irregulares no Farol e Mangabeiras
MPT/AL processa Rico por assédio eleitoral e pede indenização de R$ 5 milhões
