Governo apoia instalação de fábrica de equipamentos agrícolas em Alagoas
O Governo de Alagoas assumiu o papel de interlocutor entre a indústria italiana Sathia Maquinarias Ltda e o Banco do Nordeste (BNB) para financiamento de uma fábrica de equipamentos agrícolas a ser construída no Sertão alagoano. O encontro ocorreu na sexta-feira (25).
As conversas estão sendo conduzidas pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, que promoveu a primeira reunião entre a diretora da Sathia, Antonia Vittoria Abalsamo, e dirigentes da instituição financeira.
A Sathia Maquinarias instalou-se no município de Indaiatuba, no Estado de São Paulo, no ano de 2010, e trabalha no desenvolvimento de tecnologias agrícolas para plantio de cana, palma eucalipto e fumo, quatro culturas já difundidas em Alagoas. No último dia 24, na Fazenda Timbaúba, em Cacimbinhas, um protótipo de plantadeira de palma a partir da raquete foi apresentado aos participantes do I Seminário Alagoano da Cultura da Palma Forrageira, entre eles, o secretário de Agricultura. Na ocasião, Vasconcelos provocou a diretora da Sathia a trazer a indústria para Alagoas. A resposta veio no dia seguinte, com a visita da Abalsamo à sede da Seagri.
De acordo com Antonia Abalsamo, a Sathia desenvolve em São Paulo um conjunto de implementos para plantio de várias culturas. No caso da plantadeira de palma, cada equipamento necessita de cinco pessoas para sua operação e faz o trabalho, no mesmo tempo e na mesma área, que 68 homens fariam no plantio convencional.
Inicialmente, o aporte necessário para a construção da nova fábrica, que, em princípio, será instalada no Semiárido alagoano, gira em torno de R$ 5 milhões. “Precisamos treinar mão de obra e observar a questão logística, mas, em Alagoas, temos a proximidade dos portos de Maceió e Aracaju”, disse Antonia Abalsamo.
A expectativa é de um faturamento em torno de R$ 15 milhões por ano a partir do funcionamento da linha de produção, com possibilidade de exportação das máquinas para países da África e América do Norte. “Na América Latina, ninguém mais fabrica esses equipamentos. Desenvolvemos um laboratório de máquinas para solucionar problemas específicos, customizando nossos produtos de acordo com a necessidade de cada cliente”, explicou Abalsamo.
Segundo o secretário Álvaro Vasconcelos, a Sathia não terá dificuldades em conseguir incentivos fiscais e locacionais junto ao Governo de Alagoas. “O governo tem todo o interesse em atrair novas indústrias para Alagoas. Este é um momento oportuno e vemos a possibilidade de transformar o Semiárido alagoano em um polo no desenvolvimento desse tipo de tecnologia, absorvendo uma mão de obra que foi treinada para o trabalho na construção do Canal do Sertão, garantindo renda para as famílias e aumentando a produção de alimentos naquela região”, observou Vasconcelos.
Na avaliação do gerente do BNB Henrique Plech, o empreendimento tem grandes chances de receber financiamento pela instituição financeira. “O BNB é parceiro do Governo do Estado. Temos todo o interesse em financiar essa tecnologia nova, voltada para o campo, que vai gerar com toda certeza muitos empregos em Alagoas. A instituição tem várias linhas de crédito que podem se adaptar a esse caso. A partir da aprovação dos incentivos pelo Governo do Estado, estaremos de portas abertas para oferecer esse financiamento”, garantiu Plech.
Últimas notícias
Copeve divulga calendário de convocação para aprovados no Sisu Ufal 2026
Banco de Leite Humano do HU precisa de doações urgentes para atender recém-nascidos
Polícia investiga fotos que circulam após desaparecimento de mulher no Vergel do Lago
Governo Federal reconhece situação de emergência em Ouro Branco
Mega Operação Fecha Mês da WS Estofados traz ofertas imperdíveis em Arapiraca
Carnafolia promete arrastão de muita música e animação em Junqueiro
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
