Alagoas

Governo apoia instalação de fábrica de equipamentos agrícolas em Alagoas

Por Redação com Agência Alagoas 26/09/2015 12h12
Governo apoia instalação de fábrica de equipamentos agrícolas em Alagoas
Protótipo de plantadeira de palma quando foi apresentada; na sequência das imagens, o encontro entre o secretário Álvaro Vasconcelos, representantes da empresa e do Banco do Nordeste

O Governo de Alagoas assumiu o papel de interlocutor entre a indústria italiana Sathia Maquinarias Ltda e o Banco do Nordeste (BNB) para financiamento de uma fábrica de equipamentos agrícolas a ser construída no Sertão alagoano. O encontro ocorreu na sexta-feira (25).

As conversas estão sendo conduzidas pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, que promoveu a primeira reunião entre a diretora da Sathia, Antonia Vittoria Abalsamo, e dirigentes da instituição financeira.

A Sathia Maquinarias instalou-se no município de Indaiatuba, no Estado de São Paulo, no ano de 2010, e trabalha no desenvolvimento de tecnologias agrícolas para plantio de cana, palma eucalipto e fumo, quatro culturas já difundidas em Alagoas. No último dia 24, na Fazenda Timbaúba, em Cacimbinhas, um protótipo de plantadeira de palma a partir da raquete foi apresentado aos participantes do I Seminário Alagoano da Cultura da Palma Forrageira, entre eles, o secretário de Agricultura. Na ocasião, Vasconcelos provocou a diretora da Sathia a trazer a indústria para Alagoas. A resposta veio no dia seguinte, com a visita da Abalsamo à sede da Seagri.

De acordo com Antonia Abalsamo, a Sathia desenvolve em São Paulo um conjunto de implementos para plantio de várias culturas. No caso da plantadeira de palma, cada equipamento necessita de cinco pessoas para sua operação e faz o trabalho, no mesmo tempo e na mesma área, que 68 homens fariam no plantio convencional.

Inicialmente, o aporte necessário para a construção da nova fábrica, que, em princípio, será instalada no Semiárido alagoano, gira em torno de R$ 5 milhões. “Precisamos treinar mão de obra e observar a questão logística, mas, em Alagoas, temos a proximidade dos portos de Maceió e Aracaju”, disse Antonia Abalsamo.

A expectativa é de um faturamento em torno de R$ 15 milhões por ano a partir do funcionamento da linha de produção, com possibilidade de exportação das máquinas para países da África e América do Norte. “Na América Latina, ninguém mais fabrica esses equipamentos. Desenvolvemos um laboratório de máquinas para solucionar problemas específicos, customizando nossos produtos de acordo com a necessidade de cada cliente”, explicou Abalsamo.

Segundo o secretário Álvaro Vasconcelos, a Sathia não terá dificuldades em conseguir incentivos fiscais e locacionais junto ao Governo de Alagoas. “O governo tem todo o interesse em atrair novas indústrias para Alagoas. Este é um momento oportuno e vemos a possibilidade de transformar o Semiárido alagoano em um polo no desenvolvimento desse tipo de tecnologia, absorvendo uma mão de obra que foi treinada para o trabalho na construção do Canal do Sertão, garantindo renda para as famílias e aumentando a produção de alimentos naquela região”, observou Vasconcelos.

Na avaliação do gerente do BNB Henrique Plech, o empreendimento tem grandes chances de receber financiamento pela instituição financeira. “O BNB é parceiro do Governo do Estado. Temos todo o interesse em financiar essa tecnologia nova, voltada para o campo, que vai gerar com toda certeza muitos empregos em Alagoas. A instituição tem várias linhas de crédito que podem se adaptar a esse caso. A partir da aprovação dos incentivos pelo Governo do Estado, estaremos de portas abertas para oferecer esse financiamento”, garantiu Plech.