Frigovale confirma início de suas atividades na próxima quarta-feira(20)
Em reunião, na tarde desta segunda-feira (18), no auditório do Planetário Municipal, em Arapiraca, o fiscal e médico veterinário da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas, André Sandes, apresentou aos marchantes e fateiras as normas que regulamentam a atividade de abate de animais no Brasil. Toda a legislação deverá ser cumprida integralmente pelo frigorífico FrigoVale, cujas atividades serão iniciadas na quarta-feira (20).
André Sandes frisou que as leis visam garantir a saúde da população e apontou as principais doenças que podem ser transmitidas do animal para os humano, por meio da carne infectada, como a tuberculose, a teníase, a leptospirose, entre outras. “Todas essas doenças podem matar”, enfatizou.
Para evitar contaminações e transmissão de doenças, só serão abatidos os animais que estiverem com a guia de trânsito animal (GTA). Ainda no frigorífico, um fiscal da Adeal estará diariamente acompanhando a produção para realizar a inspeção obrigatória das carnes. Caso esteja imprópria para consumo, a carne será descartada.
Os técnicos da FrigoVale e o médico veterinário da empresa compareceram à reunião e destacaram que o frigorífico está à disposição para esclarecer dúvidas dos produtores, marchantes e fateiras, em horário comercial.
O secretário municipal de Agricultura, Rui Palmeira, não pode comparecer, mas foi representado pelo subsecretário da pasta, Elielton Amaral.