Secretário esclarece situação de marchantes

Para esclarecer todos os assuntos que estão gerando dúvidas sobre o início dos trabalhos do Frigorífico FrigoVale - instalado no município de Arapiraca - com os marchantes que trabalhavam no antigo local de abate, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, concedeu entrevista ao programa da Rádio Gazeta AM, Ministério do Povo, nesta quinta-feira (28). O Frigorífico irá atender toda a região Agreste e localidades circunvizinhas.
Segundo Álvaro Vasconcelos, há uma polêmica, gerada pelos marchantes, para iniciar o abate bovino pela empresa. “Eles estão inconformados com a nova forma de trabalho do grupo FrigoVale, que tem parceria com um forte grupo de Mato Grosso, com expertise na área. Eles seguem todos os padrões de higiene e estão corretamente equipados, o que resulta em segurança alimentar para os alagoanos, e é isso que o governador Renan Filho e todos nós da Secretaria de Agricultura desejamos: saúde e produtos de qualidade para o nosso povo”, explicou o secretário.
Com relação ao antigo matadouro, ele salientou que no local onde os marchantes trabalhavam não existia organização. “Todas as etapas eram feitas de forma errada, a qualidade deixava muito a desejar, e já haviam sido notificados diversas vezes pelo Ministério Público”, completou.
O que será argumentado com a equipe da Frigovale é que não poderá ser cobrado dos marchantes o que os outros frigoríficos, a exemplo da Mafrial e Mafrios, não exigem. No entanto, para Vasconcelos, posteriormente, a própria sociedade vai exigir a qualidade do abate e corte da carne. “Os marchantes precisam se adequar, porque não adianta você ter um animal saudável se o abate não é realizado de forma correta”, completou o secretário, acrescentando que ainda essa semana haverá uma reunião com os envolvidos para discutir o assunto. A previsão é que os trabalhos da FrigoVale reiniciem na próxima segunda-feira (25).
Frigoríficos em outras regiões - Depois da capital alagoana, Arapiraca já está se adequando às exigências estabelecidas pelos órgãos competentes. Porém, o governador vem se preocupando com as outras regiões do Estado. A intenção de Renan Filho é criar o mercado da carne em cada um dos 102 municípios alagoanos.
“Estamos reestruturando todo o sistema para que todos os frigoríficos se adaptem às exigências e todos os alagoanos tenham a segurança alimentar que merecem, principalmente as regiões Norte e Alto Sertão, carentes da estrutura 100% apropriada. Estamos batalhando recursos junto com o Ministério da Agricultura e outros ministérios envolvidos”, diz o secretário.
O gestor da pasta garantiu que, em breve, o município de Viçosa também terá seu frigorífico. “O que falta é se adequar ao serviço de inspeção estadual e pedir a liberação do Ministério Público, pois os recursos já estão garantidos para esse fim”. O da cidade de Murici está em fase final e será concluído ainda este ano.
Pecuária de corte - A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) vai lançar um programa em 2016, de melhoramento da pecuária de corte. “Trata-se de um programa de cruzamento industrial, para que haja um acabamento melhor na carcaça do boi oferecido no mercado, a carne produzida em Alagoas tenha uma melhor qualidade e sejamos reconhecidos pelo que temos de melhor”, explica Álvaro Vasconcelos.
“A carne do Nordeste é considerada a mais saudável do mundo. A carne do Zebu do Nordeste tem menos partículas de gorduras em relação as que são produzidas no Sul, nos grandes confinamentos. Mas precisamos fazer com que a segurança alimentar estabeleça e fortaleça o nosso ponto forte”, finalizou.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
