Funcionários da Prefeitura de Penedo rejeitam proposta de 1% no reajuste salarial
Funcionários da Prefeitura de Penedo rejeitaram a proposta do Prefeito Március Beltrão relativa à Campanha Salarial 2016. Reunida em assembleia geral extraordinária convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo – SINDSPEM, a categoria não aceitou o índice oferecido pelo governo, 1% de aumento a ser concedido em três parcelas.
A reunião desta terça-feira, 21, formalizou a contraproposta do Poder Executivo aos funcionários municipais, mais de três meses depois da solicitação da primeira audiência pelo SINDSPEM, pedido protocolado em 18 de março junto com a pauta de reivindicações. A categoria não tem reajuste salarial real há cinco anos, exceto o aumento do mínimo nacional e adequação do piso do magistério.
As perdas acumuladas desde 2011 reduziram o poder de compra dos trabalhadores em aproximadamente 40%, percentual que não chegaria ao referido índice se a Prefeitura de Penedo pelo menos repusesse a inflação de cada ano. Nem mesmo os 9,28% referentes à inflação dos últimos doze meses, o que ainda pode ser concedidos este ano por conta da legislação eleitoral, são mencionados na resposta do Prefeito Március Beltrão.
Desrespeitando a data-base do funcionalismo municipal (02 de maio) e protelando respostas ao Sindspem, o Prefeito Március Beltrão aponta para a crise nacional como impedimento ao clamor dos servidores. Por outro lado, o governo cujo portal da transparência ocupa a 71ª posição entre os 102 municípios alagoanos, nega informações oficiais ao sindicato e Câmara de Vereadores.
Outro ponto mencionado na assembleia é a retenção da contribuição sindical pelo governo municipal. Uma vez por ano, a prefeitura desconta valor equivalente a um dia de trabalho dos servidores para repassar ao sindicato, 60% ao SINDSPEM e o restante a ser distribuído entre federação sindical, confederação sindical e Ministério do Trabalho. Este ano, o percentual ainda não foi repassado.
A falta da carta sindical também foi discutida, documento em processo de registro no governo federal que não deveria ser empecilho ao reconhecimento da Prefeitura de Penedo sobre a representatividade do SINDSPEM, recentemente filiado à Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (FESEMPRE), entidade que assegura o respaldo legal ao sindicato que, de fato, representa o funcionalismo municipal.
Nas ações que tramitam na justiça, o Prefeito Március Beltrão tem alegado a ausência da carta sindical para defender o município contra as cobranças do sindicato por direitos dos servidores. Como se tudo isso não bastasse, o gestor efetivou alterações drásticas na regulamentação do convênio que assegurava a realização da feira do mês e outras necessidades básicas, como a compra de remédios e realização de consultas/exames, para pelo 60% dos funcionários da prefeitura.
As mudanças intempestivas geradas pelo Decreto nº 473/2015 inviabilizaram o chamado ‘cartão SINDSPEM’, ferramenta suspensa por impossibilidade de pagamento integral do consumo junto aos conveniados.
Nem mesmo a intermediação da Procuradoria Geral do Município, da Câmara de Vereadores e de entidades lojistas (CDL Penedo e Sindilojas Penedo) sensibilizaram Március Beltrão para suspender o decreto e readequá-lo, sugestões encaminhadas ao Poder Executivo em novembro de 2015, mas ainda sem resposta oficial do Prefeito de Penedo.
Indignado e insatisfeito com o tratamento do prefeito penedense, o funcionalismo municipal programou um ato público para o próximo dia 06 de julho, na Praça Barão de Penedo, em frente à sede da prefeitura. Por sua vez, o Sindspem encaminhará ao Poder Executivo o resultado da assembleia desta terça, 21, solicitando nova audiência para retomar a negociação que parte agora do irrisória contraproposta de 1%, parcelada em três vezes.
Últimas notícias

Festival de Natação aberto ao público premia atletas mirins no Colégio Santa Esmeralda

Homem é esfaqueado e colocado em ponto de ônibus para esperar socorro na Mangabeiras

Homem em situação de rua tenta atirar paralelepípedo em corredora na orla de Maceió

Barack Obama comenta pela 1ª vez rumores sobre divórcio

Influencer é preso por invadir ilha do povo 'mais isolado do mundo'

Atenção aos sinais: médico alerta para dores que não devem ser ignoradas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
