Feiras itinerantes terão que pagar impostos em Alagoas

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) publicou, hoje (01), no Diário Oficial, a Instrução Normativa (IN) nº 67/2006. A medida altera a IN nº 28, que disciplina os procedimentos de contribuintes em feiras e exposições para comercialização de mercadorias no território alagoano relativamente ao pagamento de ICMS.
As alterações apresentadas resultam de um diálogo com entidades representantes do setor do comércio, iniciado a partir da provocação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), que reivindicava a regulamentação das feiras itinerantes realizadas de forma irregular, prejudicando os empresários e a economia do Estado.
Para o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, ao estabelecer requisitos para a instalação dessas feiras, regularizando-as, a Sefaz estimula a concorrência justa. “Um comércio forte é aquele que oferece oportunidades em condições de igualdade. E essa igualdade não ocorre quando o empresário estabelecido em sua cidade, que passou por todo um processo de alvarás, vistorias e investimento, tem que disputar com as feiras itinerantes irregulares. Essas feiras geram uma concorrência desleal, criam emprego fora de Alagoas, vendem em nosso território, não geram arrecadação ao Estado e ainda levam nosso dinheiro embora. A partir dessa publicação da Instrução Normativa se cria um ambiente competitivo mais igualitário ao estabelecer, com razão, requisitos para o funcionamento dessas feiras”, avalia.
Medida
A IN publicada hoje traz para o contribuinte de outra unidade da Federação que remeter mercadorias para comercialização em feiras ou exposições a Alagoas exigências como o condicionamento à apresentação, pela parte promotora do evento, de requerimento formal dirigido à Gerência de Mercadorias em Trânsito até 60 (sessenta) dias antes da realização do evento, acompanhado de um rol de documentos, dentre eles a certidão negativa de débitos expedida pelo Estado de Alagoas, o documento comprobatório de reserva de espaço/local para realização da feira em questão no período pretendido, a relação dos participantes da feira como comerciantes e o comprovante de inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
A comprovação da autorização para realização de eventos expedido pela Polícia Militar ou contrato com empresa de segurança privada e de um plano de destinação de resíduos, aprovado pelo órgão municipal competente, acompanhado de documento comprobatório de sua viabilidade e realização, também fazem parte do rol de documentos a serem apresentados.
Em relação ao local de realização do evento, o promotor deve apresentar atestado de que as instalações físicas, elétricas e hidrosanitárias em atendimento às normas técnicas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas; o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar – CBM e o projeto de prevenção especial para o evento, devidamente aprovado, dentre outros.
Conforme sugestão da Fecomércio, as exigências da IN não recairão sobre as feiras realizadas por municípios alagoanos e/ou Estado que tenham por finalidade a promoção institucional de grupos organizados e/ou setores produtivos e estratégicos para o poder público.
Para a assessora legislativa da Fecomércio, Cláudia Pessôa, “o objetivo central é estabelecer procedimentos e obrigações para a concessão do alvará de funcionamento provisório, com regras claras e equânimes com as atividades permanentes do comércio, o que seguramente, fortalece a atividade no Estado de Alagoas, assim como a geração de emprego”.
Últimas notícias

Briga termina em tentativa de homicídio em São Miguel dos Campos

Estudantes da Ufal em Arapiraca sonham com Hospital Universitário para fortalecer formação

Marido de vereadora é morto com cinco tiros na cabeça em Teotônio Vilela
![[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula](https://img.7segundos.com.br/7sq6pNi7PX1EgDMB3vb1qZYlwI8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-79.jpg)
[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula

Adolescente de Feira Grande com doença rara necessita de cirurgia urgente em Maceió

Prefeito de Japaratinga anuncia aprovação do concurso público municipal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
