Vacinas BCG e Hepatite B já estão disponíveis nos postos de saúde de Arapiraca
Depois de faltaram por um período de quaser dois meses nos postos de saúde de Arapiraca, vacinas como BCG contra a tuberculose e Hepatite B contra infecção no fígado já estão disponíves no município. O estoque era pequeno nos hospitais da cidade.
A informação foi repassada nesta terça-feira (8) ao Portal 7 Segundos pela coordenadora municipal de Imunização, Adriana Duarte. Ela disse que até esta quarta-feira (9) as vacinas serão distribuídas aos postos de saúde de Arapiraca.
"A BCG tinha nos postos, mas a Hepatite B faltou até ontem [segunda-feira, 7], mas hoje já temos as vacinas nos cinco centros de saúde de Arapiraca, mas com aplicação programada para não haver desperdício do medicamento", informou Adriana Duarte.
A coordenadora explicou que um frasco da vacina são 10 doses e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está programando a vacinação para que várias crianças sejam vacinadas com a abertura de um frasco.
"Se não tiver esse controle vamos perder a vacina porque depois de um frasco ser aberto é necessário utilizá-lo completamente, caso contrário a vacina tem que ir para o lixo", explicou Adriana Duarte.
A denúncia sobre a falta de vacina chegou ao 7 Segundo por meio das redes sociais. Um pai de uma menina, que não quis se identificar, afirmou que teria ido até um centro de saúde e lá foi informado de que não tinha a vacina de Hepatite B.
No dia 30 de setembro, a vereadora Aurélia Fernandes (PSB) havia postado em sua página do Facebook sobre a falta das vacinas no município. Assim como alguns internautas do portal.
Hospitais e maternidade
A coordenadora de Imunização de Arapiraca, Adriana Duarte afirmou que as vacinas não estavam sendo enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) e que, de fato, houve um atraso considerável.
No entanto, Adriana Duarte disse que nos hospitais Regional e Afra Barbossa, assim como na Maternidade Nossa Senhora de Fátima havia um pequeno estoque das vacinas.
"Esses lugares são os mais recomendados para que os recém-nascidos e as crianças possam tomar as vacinas", concluiu Adriana Duarte.
Últimas notícias
Anvisa suspende canetas emagrecedoras do Paraguai e medida afeta pacientes em tratamento
BPTran recolhe mais de 30 veículos durante ação de fiscalização no bairro de Bebedouro
Polícia Civil prende suspeitos de participar do assassinato de ex-vereador por Belém
Cibele Moura defende retorno do vestibular próprio da Uncisal após suspeita de vazamentos no Enem
É oficial: Maré de Rica libera Black com coleção nova e preços de R$ 8 a R$ 98; ação terá brindes em todas as compras
Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
