Vacinas BCG e Hepatite B já estão disponíveis nos postos de saúde de Arapiraca

Depois de faltaram por um período de quaser dois meses nos postos de saúde de Arapiraca, vacinas como BCG contra a tuberculose e Hepatite B contra infecção no fígado já estão disponíves no município. O estoque era pequeno nos hospitais da cidade.
A informação foi repassada nesta terça-feira (8) ao Portal 7 Segundos pela coordenadora municipal de Imunização, Adriana Duarte. Ela disse que até esta quarta-feira (9) as vacinas serão distribuídas aos postos de saúde de Arapiraca.
"A BCG tinha nos postos, mas a Hepatite B faltou até ontem [segunda-feira, 7], mas hoje já temos as vacinas nos cinco centros de saúde de Arapiraca, mas com aplicação programada para não haver desperdício do medicamento", informou Adriana Duarte.
A coordenadora explicou que um frasco da vacina são 10 doses e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está programando a vacinação para que várias crianças sejam vacinadas com a abertura de um frasco.
"Se não tiver esse controle vamos perder a vacina porque depois de um frasco ser aberto é necessário utilizá-lo completamente, caso contrário a vacina tem que ir para o lixo", explicou Adriana Duarte.
A denúncia sobre a falta de vacina chegou ao 7 Segundo por meio das redes sociais. Um pai de uma menina, que não quis se identificar, afirmou que teria ido até um centro de saúde e lá foi informado de que não tinha a vacina de Hepatite B.
No dia 30 de setembro, a vereadora Aurélia Fernandes (PSB) havia postado em sua página do Facebook sobre a falta das vacinas no município. Assim como alguns internautas do portal.
Hospitais e maternidade
A coordenadora de Imunização de Arapiraca, Adriana Duarte afirmou que as vacinas não estavam sendo enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) e que, de fato, houve um atraso considerável.
No entanto, Adriana Duarte disse que nos hospitais Regional e Afra Barbossa, assim como na Maternidade Nossa Senhora de Fátima havia um pequeno estoque das vacinas.
"Esses lugares são os mais recomendados para que os recém-nascidos e as crianças possam tomar as vacinas", concluiu Adriana Duarte.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
