Alagoas

Vacinas BCG e Hepatite B já estão disponíveis nos postos de saúde de Arapiraca

Por 7 Segundos 09/11/2016 18h06
Vacinas BCG e Hepatite B já estão disponíveis nos postos de saúde de Arapiraca
Campanha da Multivacinação - Foto: Olival Santos

Depois de faltaram por um período de quaser dois meses nos postos de saúde de Arapiraca, vacinas como BCG contra a tuberculose e Hepatite B contra infecção no fígado já estão disponíves no município. O estoque era pequeno nos hospitais da cidade.

A informação foi repassada nesta terça-feira (8) ao Portal 7 Segundos pela coordenadora municipal de Imunização, Adriana Duarte. Ela disse que até esta quarta-feira (9) as vacinas serão distribuídas aos postos de saúde de Arapiraca.

"A BCG tinha nos postos, mas a Hepatite B faltou até ontem [segunda-feira, 7], mas hoje já temos as vacinas nos cinco centros de saúde de Arapiraca, mas com aplicação programada para não haver desperdício do medicamento", informou Adriana Duarte.

A coordenadora explicou que um frasco da vacina são 10 doses e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está programando a vacinação para que várias crianças sejam vacinadas com a abertura de um frasco.

"Se não tiver esse controle vamos perder a vacina porque depois de um frasco ser aberto é necessário utilizá-lo completamente, caso contrário a vacina tem que ir para o lixo", explicou Adriana Duarte.

A denúncia sobre a falta de vacina chegou ao 7 Segundo por meio das redes sociais. Um pai de uma menina, que não quis se identificar, afirmou que teria ido até um centro de saúde e lá foi informado de que não tinha a vacina de Hepatite B.

No dia 30 de setembro, a vereadora Aurélia Fernandes (PSB) havia postado em sua página do Facebook sobre a falta das vacinas no município. Assim como alguns internautas do portal.

Hospitais e maternidade

A coordenadora de Imunização de Arapiraca, Adriana Duarte afirmou que as vacinas não estavam sendo enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) e que, de fato, houve um atraso considerável.

No entanto, Adriana Duarte disse que nos hospitais Regional e Afra Barbossa, assim como na Maternidade Nossa Senhora de Fátima havia um pequeno estoque das vacinas.

"Esses lugares são os mais recomendados para que os recém-nascidos e as crianças possam tomar as vacinas", concluiu Adriana Duarte.