Arapiraca lança programa que garante acolhimento humanizado a gestantes
O acolhimento humanizado às gestantes de alto risco, puérperas e crianças arapiraquenses passam a ganhar notoriedade nacional com o programa “De Olho no Meu Bebê”, lançado na manhã desta sexta-feira (24) pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, num concorrido evento que reuniu diversas autoridades nas dependências do Espaço Nascer.
O programa consiste numa estratégia de acolhimento que visa assegurar uma atenção integral e humanizada, garantindo à gestante um monitoramento feito por equipe multidisciplinar, dois exames de ultrassom, – um no início e outro no final da gravidez -, além de acompanhamento pediátrico à criança nos primeiros mil dias de vida.
De acordo com a secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, a meta é que o programa “De Olho no meu Bebê realize cerca de 1.800 atendimentos durante o ano de 2017. “O programa é o reflexo da gestão do prefeito Rogério Teófilo, pautada na proteção das gestantes, bebês e na população de Arapiraca em geral. Mais do que uma simples consulta, o programa promove acolhimento, amor e a participação do parceiro durante o processo de gestação”, frisou a secretária.
Moradora do Bairro Manoel Teles, Lindinalva Batista da Silva, de 37 anos, já é uma das gestantes beneficiadas pelo programa. No final de janeiro, ao iniciar o pré-natal na unidade de saúde mais próxima, Lindinalva descobriu que a gravidez seria de altíssimo risco, tanto por conta da elevação da pressão arterial como também pela diabetes.
Mãe de duas filhas, uma de 18 e outra de 16 anos, Lindinalva disse que a gravidez a essa altura do campeonato pegou toda a família de surpresa. “Foi uma surpresa boa que não esperávamos. Eu e meu esposo não temos condições financeiras para arcar com as despesas dos exames e consultas, principalmente exigidos em uma gravidez de risco, Quando fui encaminhada pela Unidade de Saúde ao Espaço Nascer encontrei profissionais que me trataram com carinho e acolhimento, talvez melhor do que eu poderia encontrar no sistema privado”, frisou Lindinalva.
A proposta da atual gestão é ampliar ainda mais os serviços ofertados no Espaço Nascer, que entre outros profissionais já conta com nutricionista, fonoaudióloga e em breve receberá um profissional da área de psicologia.
Primeira-dama e vice-prefeita integram Comitê de Combate à Mortalidade Materno Infantil
Presentes ao lançamento do Programa De Olho no meu Bebê, a primeira-dama do município, a pediatra Lúcia Cajueiro, foi nomeada como presidente do Comitê de Combate à Mortalidade Materno Infantil, que também é representado pela vice-prefeita Fabiana Pessoa, além de integrantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, secretarias de Saúde, Assistência Social, Câmara de Vereadores, maternidades, Ufal, entre outros.
“É um prazer estar aqui tendo a oportunidade de contribuir com um projeto da minha área e no que mais gosto de fazer, que é cuidar das crianças. Promover proteção na fase mais frágil da criança é garantir uma sociedade com pessoas mais saudáveis e melhores em todos os sentidos”, afirmou a primeira-dama.
Entre outras atribuições, o comitê exercerá o papel de discutir, prevenir, combater e investigar casos de mortalidade infantil no município.