Deputado federal alagoano lança PEC para criação de uma nova Constituição Federal
Parlamentar acredita que o alto número de emendas já aprovadas demonstram uma tensão entre constituição e sociedade

O deputado federal, Ronaldo Lessa (PDT), protocolou na tarde desta terça-feira (11), na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que transformará o próximo Congresso em Constituinte. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), marcou presença no protocolo da peça.
Esta emenda de 1988 tem como objetivo autorizar a constituição de Assembleia Constituinte e, com isso, a elaboração de nova Constituição Federal.
A iniciativa do deputado federal partiu do nítido fato de a estrutura político-administrativa do país encontrar-se às margens de desequilíbrio preocupante, o que é fruto de pacto federativo que não condiz com as atuais necessidades sociais.
“O atrito violento entre os Poderes da República é inaceitável e demonstra claramente a crise no sistema de separação de Poderes adotado pela Constituição. Há uma desorganização entre os poderes, não há harmonia. Além disso, é preciso ajudar a própria lacônica que a constituição de 1988 deixou. E depois, tenho notado que o povo tem reclamado muito da classe política. Nada mais justo que devolver o poder ao verdadeiro dono: o povo. E aqueles que não se sentem representado, sejam candidatos", disse. "Tudo isso precisa ser revisto com cuidado e aprofundamento", completou.
95 emendas
Por mais que Constituição autorize seu emendamento e, assim, garanta sua continuidade, o deputado não concorda com o número de emendas já aprovadas. Até o presente momento, o Congresso Nacional já havia aprovado 95 emendas, número que, por si só, demonstra uma tensão entre constituição e sociedade.
Se esse dado não bastasse para demonstrar essa tensão, as centenas de propostas de emenda à Constituição (PEC) em tramitação nas duas Casas do Congresso Nacional provavelmente serão suficientes para, no mínimo, se questionar a adequação do atual texto constitucional.
“Não está aqui a se duvidar do trabalho feito pelo constituinte de 1988. Pelo contrário, a Constituição brasileira é exemplo de texto jurídico, sobretudo, quando trata dos direitos individuais e sociais, do meio ambiente, da educação e da saúde”, explicou o deputado.
“Todavia, entendo que os modelos tributário, político, a relação entre os Poderes, dentre tantos outros temas, precisam ser debatidos com profundidade, o que não parece ser possível via emenda, mas só no âmbito do poder constituinte originário”, justificou.
Por conta do que foi explicado, o deputado apresentou, nesta terça-feira (11), a proposta de emenda à Constituição que, se aprovada, proporcionará ao povo brasileiro a oportunidade de constituir um Congresso com poder constituinte originário para elaborar um novo texto constitucional.
“Texto esse mais moderno e pertinente com os inúmeros anseios da população brasileira”, finalizou.
Confira, na íntegra, o artigo apresentado pelo deputado:
Art. 115 Os deputados federais e senadores eleitos nas eleições gerais de 2018 e os senadores eleitos nas eleições gerais de 2014 reunir-se-ão em Assembleia Nacional Constituinte, livre e soberana, a ser instalada no dia de início da primeira sessão legislativa dos seus mandatos.
§ 1º O prazo máximo para a conclusão dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte será de dois anos, contados de sua instalação.
§ 2° A nova Constituição Federal será promulgada após a aprovação de seu texto por:
I – maioria dos votos dos membros do Congresso Nacional em turno único de discussão e votação;
II - referendo popular a ser realizado dentro de 180 (cento e oitenta) dias de sua aprovação pela Assembleia Nacional Constituinte.”
Esta emenda constitucional entra em vigor na data de sua promulgação.
Veja também
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
