Empresas de políticos têm dívidas milionárias com o INSS; Collor é líder no ranking

Em tempos de discussões acaloradas sobre a Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados e no Senado, uma divulgação da Procuradoria-Geral da Fazenda mostra que, pelo menos, 73 deputados e 13 senadores - 1 em cada 7 parlamentares - estão associados a empresas que estão em dívida com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No documento, cujos dados foram levantados pela Procuradoria-Geral Adjunta de Gestão da Dívida Ativa da União e Coordenação-Geral de Estratégias de Recuperação de Créditos, os políticos em questão possuem elos com as empresas como administradores, sócios, presidentes ou diretores de grupos. E o valor é milionário. Ao todo, todas as empresas devem mais de R$ 370 milhões.
O senador alagoano Fernando Collor de Melo (PTC) é o líder do ranking. Ele está associado a cinco empresas, que juntas, devem R$ 112 milhões à previdência.
Na nota, assinada pelo procurador da Fazenda, Diego de Saboia Xavier, destaca "que as informações dos devedores inscritos em dívida ativa da União não são protegidas por sigilo fiscal, de forma que podem e devem ser fornecidas a qualquer cidadão e estão disponíveis para consulta pública".
A Procuradoria informou ainda que os valores informados correspondem aos débitos somados e atualizados até abril de 2017.
A assessoria de imprensa de Fernando Collor informou por e-mail à reportagem do site Repórter Brasil que o parlamentar não participa diretamente da gestão das empresas endividadas, "mas acompanha os esforços da diretoria para, mesmo diante do quadro de grave retração econômica, assegurar a continuidade da atividade e garantir o emprego de funcionários, ainda que sacrificando momentaneamente a pontualidade no cumprimento de algumas obrigações de natureza fiscal”.
Veja também
Últimas notícias

Vice-prefeito prestigia posse de novos servidores públicos da Câmara Municipal de Maceió

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (24)

Sindicato de irmão do presidente Lula é alvo de operação da PF por fraudes no INSS

Maragogi dá início às comemorações pelos 150 anos com inaugurações na zona rural

Criança de 11 anos é socorrida após ser atropelada em Santana do Ipanema

Leonardo Dias ressalta legado de Papa Francisco "inspiração para as autoridades eleitas"
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
