Hemoar esclarece dúvidas sobre doação de sangue
Capacidade de atendimento limita trabalho do hemocentro
O estoque zerado de sangue tipo O positivo no Hemoar (Hemocentro Regional de Arapiraca) fez com que a direção do órgão estadual apelasse à imprensa para sensibilizar a população. A convocação feita na última sexta-feira (07) em emissoras de rádio e no 7 Segundos gerou o resultado esperado, oportunidade para o Hemoar esclarecer algumas dúvidas sobre a doação de sangue em Arapiraca.
“Nós dispomos de quatro cadeiras na sala de coleta, onde os doadores passam de 15 a vinte minutos doando sangue depois de ter feito cadastro, o teste hematócrito (que detecta se o paciente está com anemia) e ainda a avaliação clínica por profissional médico”, explica a assistente social Ruth Neide Barbosa sobre a capacidade de atendimento diário do Hemoar, 80 pessoas por dia.
Eventualmente, a unidade móvel do hemocentro reforça o serviço em Arapiraca, duplicando a capacidade diária de atendimento do Hemoar. Um situação recente aconteceu logo após a tragédia que envolveu dois ‘amarelinhos’, ônibus destinados ao transporte de estudantes que colidiram na rodovia AL-110 na noite de 30 de março.
A tragédia gerou mortes e feridos, drama seguido de grande comoção popular e alta procura por doação, o que obrigou o Hemoar a trabalhar conjuntamente com a sede e a unidade móvel. O resultado foi a coleta de sangue de cerca de 300 doadores para a situação excepcional.
A capacidade de atendimento que impõe limites ao trabalho do Hemoar nem sempre é compreendida por quem pretende doar sangue. Outro fator a ser considerado é o prazo de validade das bolsas coletadas, 35 dias contados a partir da data de doação. Se o estoque de determinado tipo sanguíneo está em alta, é inviável coletar mais bolsas para evitar perdas por conta do período de validade do material.
“Por isso às vezes as pessoas não entendem quando informamos que não iremos fazer a coleta. Não estamos dizendo que não queremos aquele tipo de sangue, é por motivo de não correr o risco de perder material por conta do prazo de validade da bolsa”, reforça a assistente social do Hemoar.
“O nosso povo muito é solidário, somente ontem (segunda-feira, 10) nós recebemos 95 pessoas que souberam da situação crítica do nosso estoque de O positivo, então nós queremos agradecer publicamente a colaboração de todos, de vocês da imprensa e das pessoas que se dispuseram a doar sangue”, declarou Ruth Barbosa durante retorno à redação do 7 Segundos nesta terça-feira (11).
Quem quiser doar sangue, o Hemoar funciona na rua Geraldo Barbosa Lima, número 49, Centro de Arapiraca. O hemocentro abre de segunda à sexta-feira, das 7h00 às 17h30. Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, sofre de arritmia cardíaca, pegou malária ou tem asma não pode doar sangue de forma definitiva.
O impedimento temporário acontece para quem estiver gripado, com febre, gripe e tenha passado por alguma cirurgia recente. Gestantes e mulheres que estão amamentando também não podem doar.
Veja também
Últimas notícias
JHC entra com ação para anular leilão do governo que envolve prédio do Caps em Maceió
Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 22 mortos e 81 presos; vias expressas são fechadas
Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
