Presidente do PPS Alagoas assume secretaria de Ciência e Tecnologia
PPS assume Ciência e Tecnologia e governo reforça base

O professor universitário e jornalista Regis Cavalcante assume, na próxima semana, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O presidente do Partido Popular Socialista (PPS) em Alagoas caminhava junto com Rui Palmeira (PSDB) desde 2014 e chegou a desistir da candidatura à prefeitura de Maceió para apoiar a reeleição do tucano.
Conheça a um pouco da trajetória do novo secretário
José Regis Cavalcante Barros é natural de Maceió, possuí graduação em Direito e também em Comunicação Social, ambas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sua carreira política ainda muito jovem. Em 1979, filiou-se ao Partido Democrático Brasileiro (PMDB). No mesmo ano assumiu o cargo de diretor de jornalismo da TV Gazeta de Alagoas. Entre 1982 e 1985, foi também vice-presidente do Sindicato dos Radialistas de Maceió.
Na área acadêmica, em 1985 começou a lecionar na Ufal, e no ano seguinte ingressou no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Entre 1986 e 1988 foi diretor jornalístico da Rádio Palmares. Já em 1988, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (CB), atuando como membro da Executiva regional e do diretório nacional do partido.
Também fez parte em 1990 do Conselho de Ensino e Pesquisa da Ufal e do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na capital alagoana. Dois anos depois, ingressou no Partido Popular Socialista (PPS).
Em 1993, foi nomeado secretário municipal de Apoio à Criança e ao Adolescente da prefeitura de Maceió, na gestão de Ronaldo Lessa.
Regis Cavalcante se elege vereador de Maceió em 1995 pelo partido do PPS. No mesmo ano, assume a presidência do partido em Alagoas. Pensando mais alto, disputou em 1998 uma vaga de deputado federal por Alagoas na mesma no mesmo partido onde também era o presidente nacional de finanças.
Eleito, Regis, assumi o mandato em fevereiro de 1999. Na Câmara dos Deputados atuou como vice-líder do então partido que fazia parte e do bloco do Partido Democrático Trabalhista (PDT/PPS). Como deputado, integrou diversas comissões permanentes de Constituição e Justiça.
Nos anos 2000, acompanhou a orientação do partido e votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Já em março se manifestou contrário à prorrogação da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF) até o final de 2004.
Em outubro de 2002, volta a disputar uma vaga de deputado federal por Alagoas na legenda do PPS, mas não conseguiu se eleger ficando em suplência. Já no ano seguinte deixa a Câmara dos Deputados para ser secretário de Educação de Maceió na gestão da então prefeita Kátia Born.
Já foi secretário de Trabalho e Renda do Estado em 2007, no governo de Teotônio Vilela Filho.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
