Rogério Teófilo lamenta morte do Mestre Nelson Rosa
Ícone da cultura popular arapiraquense faleceu nessa sexta-feira (15)

A cidade de Arapiraca perdeu um dos seus maiores incentivadores culturais. Nelson Rosa foi muito mais que isso, foi o responsável por abrir portas e caminhos para que a cultura arapiraquense ganhasse o mundo.
O prefeito Rogério Teófilo lamentou a morte do artista e relembrou um discurso feito na Câmara Federal em 2006, quando ainda era deputado.
Na época, a homenagem foi feita em forma de agradecimento, pelo trabalho realizado por Nelson em benefício da cultura e da tradição do povo agrestino.
“Arapiraca perde um Patrimônio Vivo da Cultura, um poeta popular, embolador e cantador de coco de roda. A morte de Nelson entristece todo um povo. Ele nos deixa como legado e exemplo de perseverança e dedicação ao folclore de nossa terra”, disse o prefeito.
Confira o trecho do discurso do então Deputado Federal Rogério Teófilo durante sessão realizada na Câmara em 6 de dezembro de 2006:
A defesa da tradição cultural é de suma importância para não deixar que os valores sucumbam no esquecimento. Esse trabalho é feito com entusiasmo e determinação por um homem simples da nossa região de Arapiraca. Seu nome é Nelson Vicente Rosa.
O conhecido Nelson Rosa conhece como poucos o Coco de Roda. Ele conserva os mesmos passos e cantigas que aprendeu ainda na década de 40, quando teve o seu primeiro contato com eles.
O coco, na região, começou com a construção de casas de taipa, nos idos de 1938, quando moradores do povoado onde reside, de Arapiraca, Sítio Fernandes, reuniam-se para aterrar o piso das construções feitas em barro e varas de madeira, como disse Nelson numa entrevista ao jornal Tribuna de Alagoas, no ano de 2001.
Nessa época eles trabalhavam na roça durante o dia e à noite faziam um mutirão, para ajudar a erguer as casas e aterrar o piso, em barro, acompanhado de tocadores de pandeiros, e assim animavam o pessoal, transformando esse ritual numa dança.
O Coco de Roda de Nelson Rosa é uma tradição desde 1979 em Arapiraca, apresentando-se em festivais de folclore, feiras de artesanato e festas juninas, inclusive na tradicional cidade de Campina Grande, na Paraíba.
Pelo seu trabalho em benefício da cultura e da tradição e para a alegria do povo da nossa região é que registro o nome de Nelson Rosa nos Anais dessa Casa.
Muito obrigado.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
