Alagoas

[Vídeo] Privatização está na contramão de país desenvolvido, diz vereador Moisés Machado

Proposta de venda da distribuidora de energia em Alagoas gerou audiência em Arapiraca

Por 7 Segundos Arapiraca 19/10/2017 15h03
[Vídeo] Privatização está na contramão de país desenvolvido, diz vereador Moisés Machado
Privatização da Eletrobras Alagoas é discutida na Câmara de Arapiraca - Foto: 7 Segundos

O presidente Michel Temer pretende privatizar setores essenciais do Brasil, entre eles companhias como a Eletrobrás Alagoas. A venda da antiga Ceal para grupos da iniciativa privada certamente desviarão a distribuidora de sua função social, conforme avalia o vereador Moisés Machado.

Autor do pedido de realização de audiência pública realizado nesta quinta-feira (10) na Câmara Municipal de Arapiraca, Moisés Machado entende que a privatização segue na contramão de um país desenvolvido.

“Uma empresa privada jamais vai dar essa sustentabilidade, essa manutenção ao homem do campo”, disse Machado ao 7 Segundos. O parlamentar fazia referência ao Programa Luz Para Todos, que levou energia elétrica para comunidades isoladas, o que uma empresa particular não faria porque o investimento não gera retorno financeiro.

Além da função social que certamente será abandonada com a venda da Eletrobras, Moisés Machado cita a recuperação financeira da antiga Ceal.

“Uma empresa que está dando lucro deve ficar com o governo”, afirmou o parlamentar que apoio a luta do Sindicato dos Urbanitários, entidade que solicitou o plenário da Câmara para realizar o ato que não despertou interesse na população em geral.

Se os consumidores fossem mais conscientes, certamente participariam ativamente da campanha contra a privatização. De acordo com o sindicato, a venda da distribuidora de energia vai gerar o aumento das tarifas, principalmente para pequenos empresários e para os consumidores residenciais, a curto prazo.

Outro problema é a possível demissão em massa de trabalhadores concursados e a consequente precarização do serviços, realizados por contratados.