Em entrevista, Ivete Sangalo conta que aderiu à fertilização in vitro depois de perder dois bebês
A cantora deu detalhes sobre o tratamento e falou sobre a expectativa para a chegada das gêmeas.
Desde que anunciou que estava grávida pela segunda vez, em setembro deste ano, Ivete Sangalo tem dado alguns detalhes sobre essa experiência, como o sexo dos dois bebês que espera, as diferenças com a gravidez do primogênito, Marcelo (hoje com 8 anos), e até mesmo como tem sido sua rotina de atividades físicas. A cantora, no entanto, ainda não tinha falado abertamente sobre o tratamento de reprodução assistida feito aos 45 anos, que resultou numa gestação em dose dupla.
Neste domingo, 26, Ivete deu uma entrevista ao Fantástico e contou para a apresentadora do programa, Poliana Abritta, que só conseguiu engravidar novamente por meio de uma fertilização in vitro. A decisão de recorrer a essa técnica, no entanto, só veio depois da cantora passar por duas tentativas malsucedidas: a primeira em razão de uma gravidez ectópica e a segunda por sofrer um aborto espontâneo.
Diante deste contexto, Poliana questionou Veveta se foi difícil realizar o sonho de ser mãe mais uma vez. “Não, porque eu não coloquei isso como uma tarefa árdua. Eu tenho um filho, eu já senti o gosto. Mas eu fui buscar, porque a pior coisa do mundo é você querer e se sentir impotente pela sua própria falta de deliberação”, respondeu a baiana.
A diva do axé falou, ainda, sobre as vezes em que se sentiu pressionada pela imprensa, que muitas vezes noticiou que ela estava fora de forma e que, portanto, deveria estar esperando outro filho. E disse, também, que Marcelinho vinha pedindo um irmão há certo tempo. “De uns dois anos para cá, a coisa foi se intensificando assim a ponto de me perguntar: ‘mãe, como é que faz um filho’. E foi quando me veio a ideia de separar os meu óvulos”, revelou a gravidinha do ano.
(Dilson Silva/Agnews)
No total, nove óvulos foram retirados, sendo três deles quando ela ainda tinha 42 anos e dois aos 43. Ivete afirmou que foram gerados oito embriões, mas apenas quatro foram implantados. E assim como muitas mulheres que passam por tratamentos de reprodução, ela ressaltou a ansiedade que toma conta durante todo o processo: “São muitos passos. Isso é desgastante demais. E depois vem o medo de saber se aquele embrião é saudável. Dividi muito com o Daniel [Cady, marido da cantora], que me deixou muito segura”.
A descoberta de que fertilização in vitro tinha dado certo veio após Veveta fazer um teste de farmácia, ao lado do marido. Mas ela não revelou a novidade para mais ninguém até fazer o primeiro ultrassom, que foi quando ela soube que eram gêmeos! Marcelinho também só soube que tinha sido promovido a irmão mais velho passados os três primeiros meses da gestação, que são mais críticos.
Questionada sobre os nomes dos bebês, a baiana disse que é o primogênito quem vai escolher. “Mas ele está numa fase Sylvester Stallone. Então até gora é Ramba, é Roca Balboa. E eu falei: ‘Adorei, mas vamos com calma'”, brincou Ivete.
Por fim, a rainha do axé falou sobre a expectativa para o nascimento de suas duas meninas, que está previsto para o fim de fevereiro. “Vai ser meu primeiro Carnaval sem estar cantando, eu estou tranquila agora, mas sei que na hora vou chorar e vou sofrer com isso”, confessou. No momento, ela está na 25ª semana de gestação e deve fazer seu último show antes de se dedicar exclusivamente aos bebês no dia 31 de dezembro, no Réveillon. Depois, ela só retornará aos palcos três meses e meio após a chegada das filhas – e isso apenas em Salvador. “É tudo muito novo, são duas”, ponderou.