Ministério Público Estadual orienta vereadores sobre portal da transparência
Uveal e MPE debatem assunto durante encontros regionais

Facilitar o acesso a dados de interesse público é obrigatório para prefeituras e câmaras de vereadores. Com alguns cliques, qualquer cidadão deveria saber o que é feito com o orçamento municipal, informações que precisam constar na Internet, disponíveis no portal da transparência de cada cidade.
Apesar da previsão legal, gestores de prefeituras e casas legislativas insistem em tentar esconder o que não podem. Ou então fazem de conta que são transparentes, lançam a ferramenta na rede mundial de computadores sem facilidade de acesso a dados inseridos de forma incompleta ou até omitidos.
Para se alcançar o nível de acessibilidade exigido por lei, a União dos Vereadores Alagoanos (Uveal) busca orientação do Ministério Público Estadual (MPE), com representantes das duas entidades reunidos nesta segunda-feira (26) em Arapiraca.
“Assim que a gente assumiu a Uveal, procuramos o dr. Alfredo Gaspar de Mendonça e nos colocamos à disposição, o que o Ministério Público precisasse da União dos Vereadores de Alagoas e do vereador Fabiano Leão estaríamos pronto para ajudar. A gente quer acertar, tem muitas Câmaras que não estão 100%, mas tenho certeza que essa reunião vai ajudar muito aos vereadores organizarem as Câmaras e vamos fazer o máximo para organizar a Casa”, destacou Fabiano Leão, presidente da Uveal, ao 7 Segundos.
O parlamentar arapiraquense disse ainda que há vereadores que contratam contador e advogado para assessorar no trabalho, frisando que há casos de Câmara com portal lançado na Internet sem que os responsáveis saibam como alimentá-lo.
“Esse encontro é um fato marcante em Alagoas, nós estamos fazendo uma grande parceria com o Ministério Público porque, quer queiram ou não, a Câmara de Vereadores é a caixas de ressonância da sociedade e nós devemos sim ser orientados por esse órgão (o Ministério Público) no sentido de fazermos a política correta, a política da transparência”, afirmou Alando Lima, vereador por Igreja Nova e vice-presidente da Uveal.
O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, destacou a iniciativa da Uveal, colocada em prática com a primeira reunião de trabalho coletiva, alertando que após as orientações, o MPE adotará as ações necessárias para que “cada cidadão possa conhecer os gastos das Câmaras”, conforme frisou ao repórter Jânio Barbosa.
O encontro com vereadores do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco sobre a publicidade das contas públicas também foi prestigiada pelo prefeito Rogério Teófilo. O gestor de Arapiraca disse que, horas antes da reunião, técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) apresentaram dados de auditoria do órgão no município, investigação referente ao período 2011/2016 cujo resultado será divulgado pelo próprio órgão federal.
Veja também
Últimas notícias

Quatro assaltantes armados são presos por roubo na BR-424, em Rio Largo

Promotora entra com recurso de apelação para aumentar pena de homem que matou ex em Murici

Estudantes brigam dentro de sala de aula em escola estadual em Porto Calvo

'Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações', afirma Renan Filho, no Japão

Carlos Cavalcanti assume presidência do Tribunal de Justiça de AL a partir desta quarta (26)

Julgamento de motorista embriagado que causou morte em Pilar ocorre nesta quarta (26)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
