Policial Civil deixa de investigar para cuidar de presos, afirma presidente do Sindpol
Para ele, os policiais têm realizado as funções dos agentes penitenciários.
O número de presos em delegacias é algo que incomoda policiais civis de Alagoas e foi tema de uma reunião que aconteceu nessa segunda-feira (27) entre a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) e o secretário de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel Marcos Sérgio de Freitas, no prédio sede da secretaria, em Maceió.
De acordo com o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, hoje os policiais “tomam conta dos presos”. Ele disse que os profissionais deixam de investigar e dar andamentos aos inquéritos, para fazer o serviço dos agentes penitenciários.
“Cuidamos de alimentação, revista, contato com familiares, levamos para consultas médicas, para audiências judiciais", enumerou. Ricardo Nazário destacou que tal fato, somado à defasagem no efetivo da Polícia Civil, tem comprometido a realização da atividade-fim dos policiais, que é a investigação. “Não dá mais”, afirmou.
Mas, ao 7 Segundos, o presidente disse, animado, que essa realidade vai mudar: as delegacias regionais serão transformadas em Casas de Custódias e ficarão sob a responsabilidade do sistema prisional. “Não é atribuição da Polícia Judiciária a custódia de preso, então é uma grande vitória para a categoria, que luta por isso há mais de duas décadas”, ressaltou.
“A expectativa agora é que zere o número de presos nas delegacias”, completou o presidente.
Veja também
Últimas notícias
Mega-Sena: confira os números sorteados no concurso 2.932
Casos de morte por metanol em São Paulo sobem para nove
PND 2025: prova para professores é aplicada hoje em 750 cidades
Operação conjunta prende suspeito de homicídio qualificado em Atalaia
Adolescente é flagrado com canivete no Bosque das Arapiracas
Homem é flagrado com cocaína em barbearia no bairro Cavaco, Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
