Policial Civil deixa de investigar para cuidar de presos, afirma presidente do Sindpol
Para ele, os policiais têm realizado as funções dos agentes penitenciários.
O número de presos em delegacias é algo que incomoda policiais civis de Alagoas e foi tema de uma reunião que aconteceu nessa segunda-feira (27) entre a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) e o secretário de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel Marcos Sérgio de Freitas, no prédio sede da secretaria, em Maceió.
De acordo com o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, hoje os policiais “tomam conta dos presos”. Ele disse que os profissionais deixam de investigar e dar andamentos aos inquéritos, para fazer o serviço dos agentes penitenciários.
“Cuidamos de alimentação, revista, contato com familiares, levamos para consultas médicas, para audiências judiciais", enumerou. Ricardo Nazário destacou que tal fato, somado à defasagem no efetivo da Polícia Civil, tem comprometido a realização da atividade-fim dos policiais, que é a investigação. “Não dá mais”, afirmou.
Mas, ao 7 Segundos, o presidente disse, animado, que essa realidade vai mudar: as delegacias regionais serão transformadas em Casas de Custódias e ficarão sob a responsabilidade do sistema prisional. “Não é atribuição da Polícia Judiciária a custódia de preso, então é uma grande vitória para a categoria, que luta por isso há mais de duas décadas”, ressaltou.
“A expectativa agora é que zere o número de presos nas delegacias”, completou o presidente.
Veja também
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
