Cinquenta mil alunos serão avaliados em Matemática e Português nesta quarta (29)
Avaliação servirá de subsídio para o planejamento de políticas públicas pela Secretaria de Estado da Educação.

Cinquenta mil estudantes da rede pública estadual terão suas habilidades em Língua Portuguesa e Matemática testadas nesta quarta-feira (29), durante a aplicação da Avaliação de Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (Areal). A avaliação será aplicada com alunos do 7º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio.
A avaliação de larga escala acontece nos três horários e servirá de subsídio para o planejamento de políticas públicas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“Além da prova serão entregues questionários socioeducacionais, que serão respondidos pelos gestores e professores das disciplinas”, complementa o supervisor de Estatísticas e Avaliação da Seduc, Ademir Oliveira.
Preparativos
Em todo o Estado, as escolas promoveram preparativos para os alunos que se submeterão à prova. Foi o caso da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, em Arapiraca, onde 680 estudantes participaram de um aulão preparatório no Planetário de Arapiraca nesta terça-feira (28). Na ocasião, alunos revisaram conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.
Na 5ª Gerencia Regional de Educação (Gere), pouco mais de sete mil estudantes de 28 escolas espalhadas em dez municípios farão a prova. "Desde abril, quando tivemos as projeções das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estamos fortalecendo os trabalhos de acompanhamento pedagógico junto às escolas. Tivemos a Prova Brasil em outubro e, agora a Areal", conta o técnico do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da 5a Gere, Eraldo Melo.
Na Escola Quintella Cavalcanti, 21 turmas de 1ª série farão as provas. A estudante Laiza Raiane dos Santos é uma das que fará a avaliação. "Gostei muito do aulão; aprendi muita coisa", diz a garota.
Ao todo, seis professores - quatro de Língua Portuguesa e dois de Matemática - participaram do aulão nos três horários. Na ocasião, os alunos ainda tiveram um momento de relaxamento para a prova e uma intérprete de Libras traduzindo o aulão para duas alunas surdas.
"Estamos trabalhando desde o início do ano a partir dos descritores. Tivemos aulões aos sábados, com oficinas de leitura e também aulões de Matemática", conta a articuladora de ensino do Quintella Cavalcanti, Adriana Paulino.
Veja também
Últimas notícias

Servidores da Prefeitura de Penedo são capacitados em Primeiros Socorros

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Laboratório da Ufal inicia inscrições para o 1º Desafio de Inovação Aberta do Sertão alagoano

Sepex 2025 está com inscrições abertas até o dia 30 de julho

Uneal discute capacitação em primeiros socorros com base na Lei Lucas

Prefeito Petrúcio Barbosa participa do lançamento da obra do VLT em Arapiraca ao lado de autoridades nacionais
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
