Cinquenta mil alunos serão avaliados em Matemática e Português nesta quarta (29)
Avaliação servirá de subsídio para o planejamento de políticas públicas pela Secretaria de Estado da Educação.
Cinquenta mil estudantes da rede pública estadual terão suas habilidades em Língua Portuguesa e Matemática testadas nesta quarta-feira (29), durante a aplicação da Avaliação de Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (Areal). A avaliação será aplicada com alunos do 7º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio.
A avaliação de larga escala acontece nos três horários e servirá de subsídio para o planejamento de políticas públicas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
“Além da prova serão entregues questionários socioeducacionais, que serão respondidos pelos gestores e professores das disciplinas”, complementa o supervisor de Estatísticas e Avaliação da Seduc, Ademir Oliveira.
Preparativos
Em todo o Estado, as escolas promoveram preparativos para os alunos que se submeterão à prova. Foi o caso da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, em Arapiraca, onde 680 estudantes participaram de um aulão preparatório no Planetário de Arapiraca nesta terça-feira (28). Na ocasião, alunos revisaram conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.
Na 5ª Gerencia Regional de Educação (Gere), pouco mais de sete mil estudantes de 28 escolas espalhadas em dez municípios farão a prova. "Desde abril, quando tivemos as projeções das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estamos fortalecendo os trabalhos de acompanhamento pedagógico junto às escolas. Tivemos a Prova Brasil em outubro e, agora a Areal", conta o técnico do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da 5a Gere, Eraldo Melo.
Na Escola Quintella Cavalcanti, 21 turmas de 1ª série farão as provas. A estudante Laiza Raiane dos Santos é uma das que fará a avaliação. "Gostei muito do aulão; aprendi muita coisa", diz a garota.
Ao todo, seis professores - quatro de Língua Portuguesa e dois de Matemática - participaram do aulão nos três horários. Na ocasião, os alunos ainda tiveram um momento de relaxamento para a prova e uma intérprete de Libras traduzindo o aulão para duas alunas surdas.
"Estamos trabalhando desde o início do ano a partir dos descritores. Tivemos aulões aos sábados, com oficinas de leitura e também aulões de Matemática", conta a articuladora de ensino do Quintella Cavalcanti, Adriana Paulino.
Veja também
Últimas notícias
Governo libera R$ 23,5 milhões em créditos suplementares para infraestrutura, segurança e ações sociais
Leonardo Dias cobra enfrentamento às facções após aprovação do PL Antifacção
Após instabilidade no sistema, Detran-AL remarca atendimentos desta quarta-feira (19)
Deputada Cibele Moura apresenta PL que cria política de letramento digital e robótica
Prefeitura de Maceió inicia retirada de fios sem uso dos postes no Pontal da Barra
Igaci garantirá nova Creche Cria no distrito de Lagoa do Félix após articulação de Petrúcio Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
