Política

Sessão da Câmara de Vereadores tem bate-boca e aumento da Cosip

Por 7Segundos, com assessoria 30/12/2017 07h07
Sessão da Câmara de Vereadores tem bate-boca e aumento da Cosip
Câmara - Foto: Cortesia

Foi bastante movimentada e com a assembléia lotada pelos munícipes, a sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira (29), pela Câmara Municipal de Arapiraca, para votação de quatro importantes projetos enviados pelo prefeito Rogério Teófilo (PSDB).

Mas a votação mais aguardada foi mesmo a que tratava da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (Cosip). Segundo o projeto, ficam estabelecidos os seguintes valores para contribuintes proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores de imóveis não edificados no município: até cinco metros ( 48 reais por ano); entre 6 e 10 metros (84 reais por ano); entre 11 e 20 metros (120 reais por ano). Ainda de acordo com o projeto, os contribuintes que possuírem imóveis entre 12 e 30 metros, 160 reais e por último, acima de 30 metros, 200 reais por ano.

Depois de quase duas horas de discussões, inclusive um bate-boca entre os vereadores Professora Graça (PDT) e Moisés Machado (PDT), a presidente da Casa Herbene Melo, suspendeu a sessão por dez minutos, para uma conversa na sala da presidência. Acalmados os ânimos, a sessão retornou a normalidade e o projeto foi aprovado com os votos contrários dos vereadores Rogério Nezinho (MDB), Sérgio do Sindicato (PPS), Léo Saturnino (MDB), Fábio Henrique (PCdoB) e o próprio Moisés Machado. Houve a abstenção do vereador Fabiano Leão (MDB). Os vereadores que votaram contrários ao projeto defenderam que ele deveria ter sido amplamente discutido com a sociedade em audiência pública.

Ao final da reunião, a presidente a Professora Graça, agradeceu a presença do público, aproveitando a oportunidade para desejar um Feliz Ano Novo a todos que acompanharam a última reunião do ano de 2017, no prédio que fica localizado na Avenida Rio Branco, centro de Arapiraca.

O Poder Legislativo de Arapiraca, só voltará a se reunir em 2018, quando realizará a sua primeira sessão do ano, já em seu novo prédio, na antiga Escola de Governo, no bairro Santa Edwiges.