Trabalhos de reeducandos dão vida nova a mais de 40 instituições
Ambientes mais limpos, prédios conservados e espaços públicos revitalizados: esse é o resultado do trabalho desenvolvido pelos reeducandos do projeto “Uma Nova História”. Criado pelo setor de Reintegração Social da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) nesta gestão, a iniciativa muda a vida de dezenas de famílias dos reeducandos e economia para o Estado, já que reduz os custos com mão de obra.
O nome do projeto é consequência das ações nele desenvolvidas, pois através da restauração, limpeza e manutenção é dada uma nova vida ao ambiente, melhorada a qualidade de vida da comunidade que utiliza o espaço e, principalmente, a reinserção dos reeducandos ao convívio social com dignidade.
A chefe de Reintegração Social da Seris, agente penitenciária Shirley Araújo, explica que a iniciativa quebra preconceitos. “Com o projeto queremos mostrar que é possível reconstruir, tanto para o reeducando que inicia uma nova fase de sua vida prestando um trabalho digno, como para comunidade que tem seu espaço revitalizado”, disse.
A gestora enaltece o trabalho da equipe da Reintegração Social para ter resultados satisfatórios. “A recepção é maravilhosa, o pessoal gosta bastante dos trabalhos e, normalmente, nos procuram novamente. Neste sentido, a atuação dos servidores que fiscalizam e monitoram as ações é fundamental para que os apenados desenvolvam um trabalho rápido e eficiente”, completa.
Uma Nova História
Em 2017, o projeto beneficiou inúmeras instituições. Ao todo, 41 entidades foram contempladas, sendo 21 municípios, 12 órgãos públicos, quatro instituições sem fins lucrativos e quatro grotas.
“Acompanhamos a evolução profissional dos envolvidos, o comportamento individual, familiar e social, pois realizamos o acompanhamento psicossocial. Desde o início do projeto não tivemos retorno de reeducandos ao presídio por novo delito, ou seja, a reincidência cai quando há oportunidades de trabalho e renda”, explicou a gestora.
Qualquer órgão pode solicitar o serviço da equipe do Projeto Uma Nova História, mediante ofício endereçado ao Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social no endereço Rua 10 de novembro, 256 – Farol, Maceió/AL.
Veja também
Últimas notícias
Jovens lideram casos de Aids em Alagoas este ano, aponta Ministério da Saúde
BRB disponibiliza pontos de atendimento para servidores municipais
Escolas estaduais promovem consulta pública para escolha de gestores escolares nesta quarta
[Vídeo] Morador denuncia abandono e reclama de buracos no Loteamento Porto Vitória
Manutenção programada afeta abastecimento de água em Maragogi neste sábado (6)
Polícia Militar de Alagoas efetua 36 prisões durante a 21ª edição da Operação Força Total
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
