Trabalhos de reeducandos dão vida nova a mais de 40 instituições

Ambientes mais limpos, prédios conservados e espaços públicos revitalizados: esse é o resultado do trabalho desenvolvido pelos reeducandos do projeto “Uma Nova História”. Criado pelo setor de Reintegração Social da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) nesta gestão, a iniciativa muda a vida de dezenas de famílias dos reeducandos e economia para o Estado, já que reduz os custos com mão de obra.
O nome do projeto é consequência das ações nele desenvolvidas, pois através da restauração, limpeza e manutenção é dada uma nova vida ao ambiente, melhorada a qualidade de vida da comunidade que utiliza o espaço e, principalmente, a reinserção dos reeducandos ao convívio social com dignidade.
A chefe de Reintegração Social da Seris, agente penitenciária Shirley Araújo, explica que a iniciativa quebra preconceitos. “Com o projeto queremos mostrar que é possível reconstruir, tanto para o reeducando que inicia uma nova fase de sua vida prestando um trabalho digno, como para comunidade que tem seu espaço revitalizado”, disse.
A gestora enaltece o trabalho da equipe da Reintegração Social para ter resultados satisfatórios. “A recepção é maravilhosa, o pessoal gosta bastante dos trabalhos e, normalmente, nos procuram novamente. Neste sentido, a atuação dos servidores que fiscalizam e monitoram as ações é fundamental para que os apenados desenvolvam um trabalho rápido e eficiente”, completa.
Uma Nova História
Em 2017, o projeto beneficiou inúmeras instituições. Ao todo, 41 entidades foram contempladas, sendo 21 municípios, 12 órgãos públicos, quatro instituições sem fins lucrativos e quatro grotas.
“Acompanhamos a evolução profissional dos envolvidos, o comportamento individual, familiar e social, pois realizamos o acompanhamento psicossocial. Desde o início do projeto não tivemos retorno de reeducandos ao presídio por novo delito, ou seja, a reincidência cai quando há oportunidades de trabalho e renda”, explicou a gestora.
Qualquer órgão pode solicitar o serviço da equipe do Projeto Uma Nova História, mediante ofício endereçado ao Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social no endereço Rua 10 de novembro, 256 – Farol, Maceió/AL.
Veja também
Últimas notícias

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca

Chacina em Estrela de AL pode ter sido motivada por ciúmes; vítimas foram mortas a facadas

Identificadas vítimas de chacina ocorrida dentro de residência em Estrela de Alagoas

Moradores denunciam despejo de resíduos por condomínio de luxo, em Arapiraca

Justiça do Rio de Janeiro afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Segurança Pública recupera 44 celulares roubados ou furtados em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
