Lagoa aterrada ilegalmente pode ter provocado a morte de centenas de peixes

Aterrar lagoas em locais públicos ou privados sem autorização de um órgão competente é caracterizado como crime ambiental. Uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semama) de Arapiraca esteve na comunidade Canaã, zona rural de Arapiraca, para averiguar uma denúncia e constatou que uma lagoa havia sido aterrada irregularmente.
Segundo a superintendente de Meio Ambiente da Prefeitura de Arapiraca, Pricila Nóbrega, quando a equipe de fiscalização chegou ao local um homem que supostamente seria o proprietário do terreno se evadiu do local e ficou somente o motorista da retroescavadeira.
“Não foi possível emitir nenhuma notificação porque não foi apresentado nenhum documento. Determinamos que o motorista parasse o aterramento e retirasse o maquinário do lugar”, relatou.
A Semama está tentando, através do Ministério Público, identificar o proprietário do terreno para que ele seja notificado e responsabilizado pelo crime ambiental.
Informações extraoficiais apontam que no ano passado o governo do estado realizou o peixamento de alevinos nessa lagoa. Se confirmada a informação, o aterro ilegal pode ter provocado a morte de centenas de espécies de peixe.
Ainda segundo a superintendente de Meio Ambiente, os recursos naturais são de propriedade da União, portanto qualquer intervenção nesse tipo de área, deve ser anteriormente avaliada por técnicos dos órgãos responsáveis. Nesse caso, o proprietário do terreno deveria ter solicitado a autorização do aterro da lagoa à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh).
“É realizado um estudo ambiental para saber se o aterro pode causar, ou não, algum tipo de desequilíbrio ambiental. Só após esse estudo é emitida a autorização”, explicou a superintendente.
A equipe da Semama voltou ao local, na semana passada, com máquinas retroescavadeiras para realizar a retirada da areia que foi usada para aterrar o reservatório natural de água.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
