Lagoa aterrada ilegalmente pode ter provocado a morte de centenas de peixes
Aterrar lagoas em locais públicos ou privados sem autorização de um órgão competente é caracterizado como crime ambiental. Uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semama) de Arapiraca esteve na comunidade Canaã, zona rural de Arapiraca, para averiguar uma denúncia e constatou que uma lagoa havia sido aterrada irregularmente.
Segundo a superintendente de Meio Ambiente da Prefeitura de Arapiraca, Pricila Nóbrega, quando a equipe de fiscalização chegou ao local um homem que supostamente seria o proprietário do terreno se evadiu do local e ficou somente o motorista da retroescavadeira.
“Não foi possível emitir nenhuma notificação porque não foi apresentado nenhum documento. Determinamos que o motorista parasse o aterramento e retirasse o maquinário do lugar”, relatou.
A Semama está tentando, através do Ministério Público, identificar o proprietário do terreno para que ele seja notificado e responsabilizado pelo crime ambiental.
Informações extraoficiais apontam que no ano passado o governo do estado realizou o peixamento de alevinos nessa lagoa. Se confirmada a informação, o aterro ilegal pode ter provocado a morte de centenas de espécies de peixe.
Ainda segundo a superintendente de Meio Ambiente, os recursos naturais são de propriedade da União, portanto qualquer intervenção nesse tipo de área, deve ser anteriormente avaliada por técnicos dos órgãos responsáveis. Nesse caso, o proprietário do terreno deveria ter solicitado a autorização do aterro da lagoa à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh).
“É realizado um estudo ambiental para saber se o aterro pode causar, ou não, algum tipo de desequilíbrio ambiental. Só após esse estudo é emitida a autorização”, explicou a superintendente.
A equipe da Semama voltou ao local, na semana passada, com máquinas retroescavadeiras para realizar a retirada da areia que foi usada para aterrar o reservatório natural de água.
Últimas notícias
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Moraes autoriza visita de Nikolas e aliados a Bolsonaro na prisão
Após pedido de Trump, Rússia suspende temporariamente ataques a Kiev
Família denuncia babá por agressões a criança autista de 5 anos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
