[Vídeo] Vereadores desmentem Prefeitura de Arapiraca sobre ampliação de cemitério
"IMA diz que alegação da Prefeitura sobre autorização do órgão não procede", afirmam parlamentares
Os vereadores Fábio Henrique (PC do B) e Léo Saturnino (MDB) se reuniram nesta quarta-feira (21) com a comunidade da Vila Bananeiras para discutir sobre o antigo pedido de ampliação do Cemitério João Paulo II. A comunidade alega que não há vagas para novas covas e que são obrigados a enterrar entes queridos em município vizinhos.
Preocupados com a situação, os vereadores tentaram encontrar uma solução para o caso e foram informados que a Prefeitura não havia dado início às obras de ampliação por não ter tido autorização do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Ao tomar conhecimento, Fábio Henrique e Léo Saturnino afirmam que viajaram até Maceió e ouviram do órgão a informação de que a Prefeitura não precisa de autorização para a ampliação do cemitério que seria realizada no mesmo terreno.
Os vereadores alegam ainda que os moradores teriam doado os tijolos e outros materiais de construção para o início das obras e que nem assim a Prefeitura teria se manifestado de modo efetivo para dar início à reforma.
O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de Prefeitura e recebeu a seguinte nota:
Diferente de como fala o parlamentar, ampliação de cemitérios não é algo tão simples, pois atende a legislações federais, conforme as resoluções 335/03, 368/06, e 402/08, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), e interferem no interesse do próprio município. De acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, é necessário um estudo minucioso sobre toda o entorno do cemitério já existente. Uma ampliação irregular pode causar um impacto com danos irreversíveis, a exemplo de contaminação de solo e lençol freático, que consequentemente pode se tornar um problema de saúde pública.
De acordo com a superintendente de Meio Ambiente, Pricila Moura, já está nos planos das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, e Desenvolvimento Urbano e Obras, a realização desse estudo, para que a ampliação seja realizada de forma legal.
Assista vídeo
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
