Prefeitura realiza ação de combate ao trabalho infantil em cemitério de Arapiraca
Ação educativa foi realizada na véspera do Dia de Finados

Na véspera do Dia de Finados, a prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias municipais da Assistência Social e Políticas para a Mulher e a do Desenvolvimento Urbano e Obras, realizou ação educativa de orientação de combate ao trabalho infantil, na área do cemitério Pio XII, no bairro Baixa Grande.
Com o objetivo de conscientizar ambulantes, prestadores de serviço e a comunidade, equipes das duas secretarias conversaram, entregaram panfletos e orientaram sobre a importância de não contribuir com a exploração do trabalho infantil.
Joelma Ribeiro, assistente social e coordenadora Municipal das Ações Estratégicas do Peti, explica que o motivo para a realização da ação foi baseada em observação de que, na véspera e no dia do feriado de finados, muitas pessoas aproveitam para realizar trabalhos no local, desde a venda de produtos à limpeza de túmulos. E, entre elas, a presença de crianças chama a atenção.
“Estamos cumprindo o papel de orientar e levar informações sobre o tema. Não somente para os ambulantes, mas também para a população. A fim de que não utilizem o trabalho infantil, em observância ao que rege o Estatuto da Criança e Adolescente ”, destacou Joelma Ribeiro.
Ambulantes
De acordo com Lidiane Paes, responsável pela Mediação de Conflitos da Seduo, a secretaria registrou a inscrição de 90 ambulantes, divididos em duas categorias: alimentos e artigos, a exemplo de flores e velas. Cada uma, ocupando espaços de acordo com os produtos comercializados. “O objetivo é organizar o espaço e facilitar o fluxo de pessoas que frequentam o cemitério durante o feriado ”, explicou.
Jailton Silva é um dos ambulantes que recebeu a visita das equipes. Ele e a sua família trabalha no negócio de venda de flores e arranjos naturais há 11 anos. E ocupa o maior espaço desse segmento, em frente ao Cemitério Pio XII, no feriado de finados. Ele explica que, nesse dia, são 20 pessoas atuando, desde a confecção dos arranjos à venda dos produtos, mas todos adultos.
“Assim que abriu o período do recadastramento, eu logo procurei a secretaria. Trabalho nesse segmento há anos, e vejo esse dia como uma excelente oportunidade de uma renda extra para a minha família. E, com um lugar organizado, melhora a visibilidade dos produtos”, afirmou Jailton Silva.
Veja também
Últimas notícias

Arapiraca recebe carreta da saúde da mulher para oferta de exames gratuitos pelo SUS

ALE concede Título de Cidadã Honorária à primeira-dama de Maceió, Marina Cândia

Prefeita Tia Júlia realiza visita técnica às obras do Hospital Regional de Palmeira dos Índios
Marina Cândia recebe o título de Cidadã Honorária de Alagoas

Inova Penedo divulga programação completa da Semana de Inovação

Romaria de Frei Damião contará com missas, adorações e show católico da cantora Adriana Arydes
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
