Prefeitura realiza ação de combate ao trabalho infantil em cemitério de Arapiraca
Ação educativa foi realizada na véspera do Dia de Finados
Na véspera do Dia de Finados, a prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias municipais da Assistência Social e Políticas para a Mulher e a do Desenvolvimento Urbano e Obras, realizou ação educativa de orientação de combate ao trabalho infantil, na área do cemitério Pio XII, no bairro Baixa Grande.
Com o objetivo de conscientizar ambulantes, prestadores de serviço e a comunidade, equipes das duas secretarias conversaram, entregaram panfletos e orientaram sobre a importância de não contribuir com a exploração do trabalho infantil.
Joelma Ribeiro, assistente social e coordenadora Municipal das Ações Estratégicas do Peti, explica que o motivo para a realização da ação foi baseada em observação de que, na véspera e no dia do feriado de finados, muitas pessoas aproveitam para realizar trabalhos no local, desde a venda de produtos à limpeza de túmulos. E, entre elas, a presença de crianças chama a atenção.
“Estamos cumprindo o papel de orientar e levar informações sobre o tema. Não somente para os ambulantes, mas também para a população. A fim de que não utilizem o trabalho infantil, em observância ao que rege o Estatuto da Criança e Adolescente ”, destacou Joelma Ribeiro.
Ambulantes
De acordo com Lidiane Paes, responsável pela Mediação de Conflitos da Seduo, a secretaria registrou a inscrição de 90 ambulantes, divididos em duas categorias: alimentos e artigos, a exemplo de flores e velas. Cada uma, ocupando espaços de acordo com os produtos comercializados. “O objetivo é organizar o espaço e facilitar o fluxo de pessoas que frequentam o cemitério durante o feriado ”, explicou.
Jailton Silva é um dos ambulantes que recebeu a visita das equipes. Ele e a sua família trabalha no negócio de venda de flores e arranjos naturais há 11 anos. E ocupa o maior espaço desse segmento, em frente ao Cemitério Pio XII, no feriado de finados. Ele explica que, nesse dia, são 20 pessoas atuando, desde a confecção dos arranjos à venda dos produtos, mas todos adultos.
“Assim que abriu o período do recadastramento, eu logo procurei a secretaria. Trabalho nesse segmento há anos, e vejo esse dia como uma excelente oportunidade de uma renda extra para a minha família. E, com um lugar organizado, melhora a visibilidade dos produtos”, afirmou Jailton Silva.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União



