Municípios alagoanos assinam Termo de adesão ao Provida
Cerca de 44 municípios alagoanos assinaram, nesta terça-feira (26), o Termo de Adesão ao Programa de Assistência à Urgência e Emergência do Estado de Alagoas (Provida), criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para assegurar a interiorização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todas as Regiões de Saúde.
A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), no bairro Jaraguá, em Maceió, e contou com a presença do secretário executivo de Ações de Saúde da Sesau, Paulo Teixeira.
Segundo ele, a portaria do Provida conseguiu duplicar os recursos financeiros para os municípios, com uma ajuda substancial.
“Seguramente, esse benefício irá melhorar as unidades que mantêm portas abertas 24 horas, na assistência à população”, destacou.
O programa visa incentivar e fortalecer diretamente a Rede de Urgência e Emergência nos municípios.
“Com isso, vamos proporcionar não só o apoio financeiro, mas, também, a manutenção das equipes”, destacou.
Com a assinatura do Termo de Adesão, os municípios garantem o recebimento do incentivo para a assistência de custeio na área de urgência e emergência nos Prontos Atendimentos (PA) e nos hospitais de pequeno porte. Recurso que os municípios devem utilizar para assegurar o pagamento das equipes multidisciplinares, equipamentos e medicamentos necessários para os serviços.
Por meio da atualização do Plano de Ação da Rede de Urgência e Emergência, pactuado com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), houve a inserção de mais nove municípios no Provida, além dos 35 já contemplados.
Na oportunidade, a presidente do Cosems/AL, Izabelle Pereira, ressaltou que, quando o Estado trabalha em parceria com os municípios alagoanos, ele consegue, sobretudo, fortalecer a democracia.
“É importante o apoio do Estado nesse processo, para que ele escute quais são os nossos anseios, pois somos nós que sabemos as dificuldades reais dos municípios. O SUS precisa de gestores que se comunicam e lutam por melhorias para os usuários. Por isso, o povo alagoano precisa muito de aportes financeiros como os disponibilizados pela Sesau, visto que a nossa saúde precisa avançar, cada vez mais”, destacou.