CUT denuncia prisão política de Lula durante evento no Japão
Representantes sindicais da Central denunciam perseguição política e judicial ao ex-presidente
Reunidos desde o dia 13 deste mês, em Tóquio, no Japão, sindicalistas do Brasil e de países da América Latina manifestaram solidariedade ao ex-presidente Lula, preso desde o dia 7 de Abril, em Curitiba, no Paraná.
Em todas as atividades do intercâmbio mundial, organizado pela Japan International Labour Fundation (Jilaf), fundação ligada à Rengo, a Confederação Japonesa de Sindicatos, a palavra de ordem é Lula Livre. O encontro, que se estende até a próxima sexta-feira (20), conta com debates, trocas de experiências acerca do mundo sindical e visitas a órgãos públicos.
O secretário de Relações Internacionais da CUT, Antonio Lisboa, conta que a perseguição contra o ex-presidente é sentida mundo afora pela classe trabalhadora e por organizações progressistas de diversos países.
“Existe um sentimento coletivo de profunda injustiça. Lula hoje está preso porque querem evitar que ele volte a governar o país, já que ele representa um caminho diferente do que outros países do mundo têm tomado, de maior concentração de renda, desigualdade, exploração e avanço do neoliberalismo”, ressalta o dirigente, que nos últimos seis meses participou de atividades nos EUA, Inglaterra, Suíça, Bélgica e Portugal denunciando o golpe no Brasil.
Na avaliação de Lisboa, é impossível vencer um golpe, seja ele militar ou judicial, como o que aconteceu no Brasil, se não houver apoio internacional. Ele exemplifica sua observação com a prisão, na África do Sul, de Nelson Mandela, que também foi vítima de lawfare, que é a perseguição e manipulação dos fatos por meio de instrumentos legais.
“A nossa luta é pela liberdade de Lula e para que ele possa concorrer às eleições presidenciais, mas, ao mesmo tempo, é em defesa da democracia. Lula representa um símbolo da emancipação da classe trabalhadora. Ele é um antídoto contra a elite tradicional brasileira, que é preguiçosa, mesquinha e aproveitadora”, conclui Lisboa.
Além dos sindicalistas brasileiros, participam do intercâmbio representantes sindicais mexicanos, chilenos e argentinos. O secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Leandro Oliveira, também faz parte da delegação que representa a CUT no intercâmbio no Japão.
Veja também
Últimas notícias
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Teca Nelma inicia campanha com mobilização nas ruas de Maceió
Jovem é encontrado morto em rio no bairro de Rio Novo
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
