Governo exonera titular e adjunto de secretaria do Trabalho
Demissões aconteceram após chegada do novo ministro da pasta, Caio Vieira Mello. Ele substituiu Helton Yomura, alvo da Registro Espúrio
O governo federal exonerou Eduardo Anastasi do cargo de secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e também Luís Carlos Silva Barbosa, do cargo de secretário adjunto da mesma secretaria. Anastasi estava à frente da área desde o fim de maio.
As exonerações estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (31/7) e ocorrem depois da chegada, na segunda semana deste mês, do novo ministro da pasta, Caio Vieira de Mello. Ele substituiu Helton Yomura, afastado e demitido do cargo após ter sido alvo na 3ª fase da Operação Registro Espúrio da Polícia Federal, ação que investiga suposta concessão fraudulenta de registros sindicais no Ministério do Trabalho.
A Secretaria de Relações do Trabalho, da qual foram exonerados o secretário e o seu adjunto, é o departamento do ministério que cuida das atividades relacionadas a registros sindicais. Antecessores de Anastasi na secretaria, Carlos Cavalcante de Lacerda e Renato Araújo são investigados na operação da PF, que foi deflagrada no fim de maio.
Dentre vários outros, também são alvo da operação o ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, pivô do escândalo do mensalão do PT, e os deputados Jovair Arantes (PTB), Paulinho da Força (Solidariedade), Wilson Filho (PTB) e Nelson Marquezelli (PTB). A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha de Jefferson, também é uma das investigadas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
