Alagoas

Presidente do Fórum dos Conselhos Tutelares de Alagoas deixa UTI da Santa Casa

Edmilson já abre os olhos e responde a estímulos, porém, ainda continua inconsciente

Por Claudemir Calixto 27/12/2018 10h10
Presidente do Fórum dos Conselhos Tutelares de Alagoas deixa UTI da Santa Casa
Professor José Edmilson de Souza - Foto: Cortesia

Internado há cerca de 30 dias, depois de sofrer um AVC, o Presidente do Fórum Estadual Associado dos Conselheiros e ex-conselheiros Tutelares de Alagoas (FEACTAL), José Edmilson de Souza, 62 anos, deixou a UTI da Santa Casa do Centro, na terça-feira (25).

Ele segue internado, só que na enfermaria do Hospital.  Segundo informações da família, José Edmilson não está mais sedado nem respira com auxílio de ventilação mecânica. Ele já pode receber visitas e se alimenta por sonda nasal, que deve ser substituída por via oral. Souza já abre os olhos e responde a estímulos, mas continua inconsciente.

Ainda segundo a família, Edmilsom passará por sessões de fisioterapia e os médicos informaram que ainda não sabem quando ele deve acordar, nem se o AVC deixará alguma sequela.

A presidente em exercício do FEACTAL, Maria Jailda Morais, solicitou aos conselheiros e ex-conselheiros de todo o Estado que façam visitas ao professor já que, segundo orientações médicas, as visitas podem ajudar na recuperação do paciente.

Atuação na área da Infância e da Juventude
Além de fundar, e presidir atualmente, o Fórum Estadual Associado dos Conselheiros e ex conselheiros Tutelares de Alagoas (FEACTAL), o professor Edmilson é membro efetivo do Fórum Nacional dos Conselhos Tutelares.

Souza é formado em Direito pelo CESMAC e é militante na área da infância e da juventude há mais de 25 anos, tendo sido um dos primeiros cinco conselheiros tutelares de Alagoas.

Uma das referências nacionais na luta pelo fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), José Edmilson trabalhou na implantação dos Conselhos Tutelares dos 102 municípios do Estado, além de presidir conferências de capacitação para Conselheiros Tutelares e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescentes, em Alagoas e outros estados.