Perito criminal participa de documentário sobre os últimos dias de Lampião
O exame foi realizado pelo perito criminal Victor Portela do Instituto de Criminalística de Alagoas no dia 31 de agosto deste ano.
Após 80 anos, a morte de Lampião ainda levanta dúvidas de como esse fato histórico aconteceu. Suspeitas, mistérios, versões diferentes contadas por sobreviventes de ambos os lados, e que foram narradas ao longo do tempo podem ganhar novas revelações através da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.
É o que pretende o documentário Lampião: "Os últimos dias do rei do cangaço" que será lançado hoje a noite (28), às 19 horas no Teatro Linda Mascarenhas. Com direção do Jornalista e historiador João Marcos Carvalho e imagens de André Feijó, a produção realizada pela TVE Alagoas, traz em seu conteúdo, uma perícia realizada nas roupas e objetos pessoais de Lampião.
O exame foi realizado pelo perito criminal Victor Portela do Instituto de Criminalística de Alagoas no dia 31 de agosto deste ano, no Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. A investigação forense solicitada e gravada com exclusividade para o documentário procura desvendar o número de tiros que atingiram o cangaceiro.
O perito criminal contou que foram examinados as vestes, a cartucheira, bornais e um punhal que pertenciam a lampião. Os exames foram voltados para identificação de pontos de impactos e perfurações compatíveis com projeteis de armas de fogo e determinação da trajetória desses disparos para confrontar com os relatos do dia em que a volante matou lampião.
“Participar de um documentário comemorativo dos 80 anos de Lampião e poder utilizar de conhecimentos técnicos periciais para recontar ou reafirmar a história, é algo gratificante, além de um grande desafio. Apesar do maior cuidado no manuseio das vestes e utensílios, os conceitos e métodos utilizados nos exames são os mesmos utilizados atualmente nos locais de morte violenta que atendemos. A perícia, mais uma vez, revelando a verdade através da ciência,”, afirmou o perito.
Virgulino Ferreira, mais conhecido como Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram mortos em 28 de julho de 1938 na Grota do Angico (SE) pela patrulha volante da PM alagoana comandada pelo tenente João Bezerra da Silva. A conclusão da perícia será mostrada no documentário lançado logo mais à noite.
Últimas notícias
Homem morre em acidente de trânsito após cometer feminicídio em Jundiá
Daniel Barbosa é deputado alagoano com mais projetos contra violência às mulheres
Guarda Municipal prende cinco por tráfico na praia de Jatiúca, em Maceió
Luciano, Daniel e Lucas Barbosa e Célia Rocha reforçam apoio a Arthur Lira ao Senado
Renato Filho alerta para crise das ‘bets’ e aponta gastos no orçamento do SUS
Motociclista fica ferido após colidir contra carro na Rota do Mar, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
