Vereadores voltam atrás e aprovam Conisul para a educação
Segundo o presidente da Câmara, educação não foi incluída, inicialmente, porque a saúde já sofre com atrasos de material
Depois da repercussão negativa gerada pela não aprovação do Projeto de Lei que altera as intenções do Conisul, os vereadores de Junqueiro voltaram atrás e aprovaram, na tarde desta quarta-feira (02), a proposta.
A sessão teve ampla participação da população, que lotou a sede do Poder Legislativo. Segundo o presidente da câmara de Junqueiro, Macos André de Jesus Pereira, Kiko Pereira (MDB), a sessão anterior aprovou o projeto com ressalvas.
Entre os pontos negados, estava a não adesão ao Conisul para compras partilhadas da pasta da educação. Kikop JKustificou que a saúde já sofre com atrasos de repasse de material, e que por isso, a aprovação inicial podria prejudicar o setor. Mas, que, a permanência do município no sistema partilhado para aquisição de insumos para a área da saúde foi garantida pelos vereadores.
No entanto, o prefeito Carlos Augusto vetou o projeto por completo, sob o argumento de que a proposta deveria ser aprovada de forma integral.
O presidente da Câmara disse ainda que, para não prejudicar a população, os representantes do Legislativo de Junqueiro resolveram aprovar a proposta.
Para alinhar esses pontos, o vereador disse que, os representantes do poder legislativo solicitaram uma reunião com os setores jurídicos da Câmara e do próprio Conisul, com a participação do SINTEAL, para chegar a um consenso sobre o tema, sobretudo, colocando em primeiro lugar o interesses do povo de Junqueiro.
“Tendo em vista que a saúde ia ficar de fora, e pra não prejudicar a população, nós resolvemos aprovar o projeto”, disse o vereador.
Segundo Pauline Pereira, que comanda o Conisul, mais de quatro mil municípios brasileiros estão vinculados a consórcios e Junqueiro não poderia, como cidade fundadora, ficar de fora.
"Foi uma decisão sábia e ao mesmo tempo o reconhecimento do impacto positivo das ações do Conisul junto ao município e a população”, disse Pauline. Depois da aprovação, o projeto segue para a sanção do poder executivo.
Veja também
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
