Vereadores voltam atrás e aprovam Conisul para a educação
Segundo o presidente da Câmara, educação não foi incluída, inicialmente, porque a saúde já sofre com atrasos de material
Depois da repercussão negativa gerada pela não aprovação do Projeto de Lei que altera as intenções do Conisul, os vereadores de Junqueiro voltaram atrás e aprovaram, na tarde desta quarta-feira (02), a proposta.
A sessão teve ampla participação da população, que lotou a sede do Poder Legislativo. Segundo o presidente da câmara de Junqueiro, Macos André de Jesus Pereira, Kiko Pereira (MDB), a sessão anterior aprovou o projeto com ressalvas.
Entre os pontos negados, estava a não adesão ao Conisul para compras partilhadas da pasta da educação. Kikop JKustificou que a saúde já sofre com atrasos de repasse de material, e que por isso, a aprovação inicial podria prejudicar o setor. Mas, que, a permanência do município no sistema partilhado para aquisição de insumos para a área da saúde foi garantida pelos vereadores.
No entanto, o prefeito Carlos Augusto vetou o projeto por completo, sob o argumento de que a proposta deveria ser aprovada de forma integral.
O presidente da Câmara disse ainda que, para não prejudicar a população, os representantes do Legislativo de Junqueiro resolveram aprovar a proposta.
Para alinhar esses pontos, o vereador disse que, os representantes do poder legislativo solicitaram uma reunião com os setores jurídicos da Câmara e do próprio Conisul, com a participação do SINTEAL, para chegar a um consenso sobre o tema, sobretudo, colocando em primeiro lugar o interesses do povo de Junqueiro.
“Tendo em vista que a saúde ia ficar de fora, e pra não prejudicar a população, nós resolvemos aprovar o projeto”, disse o vereador.
Segundo Pauline Pereira, que comanda o Conisul, mais de quatro mil municípios brasileiros estão vinculados a consórcios e Junqueiro não poderia, como cidade fundadora, ficar de fora.
"Foi uma decisão sábia e ao mesmo tempo o reconhecimento do impacto positivo das ações do Conisul junto ao município e a população”, disse Pauline. Depois da aprovação, o projeto segue para a sanção do poder executivo.
Veja também
Últimas notícias
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Mulher sequestrada e torturada no Jacintinho morre no HGE; polícia apura execução por engano
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
