Anistia Internacional pede apoio às vítimas e investigação sobre tragédia em Brumadinho
Autoridades devem atuar prontamente em resgate e apoio às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, afirma Anistia Internacional

A Anistia Internacional divulgou nesta sexta-feira (25), nota pública onde exige pronta atuação das autoridades estaduais e federais no resgate das cerca de 200 pessoas desaparecidas após o rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, além de apoio as famílias impactadas pela tragédia.
Na nota, a Anistia Internacional ainda afirma que as autoridades devem garantir a investigação imediata, imparcial, independente e detalhada dos fatores que levaram ao rompimento da barragem, responsabilizando os culpados.
O rompimento da barragem em Mariana em 2015 também foi lembrado, e chamado atenção para o fato de que nos dois casos, os empreendimentos têm participação da mesma empresa mineradora.
A Organização Não Governamental (ONG) considerou como grave que um episódio como esse tenha se repetido, sem que o Estado tenha garantido a proteção da saúde, do meio ambiente e da vida das pessoas, e pediu que as investigações se debrucem sobre a responsabilidades das empresas e instituições do estado envolvidas.
Confira na íntegra a nota divulgada pela Anistia Internacional:
As autoridades estaduais e federais devem atuar prontamente e colocar todos os recursos disponíveis para garantir o resgate das cerca de 200 pessoas desaparecidas após o rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, e garantir acesso imediato a moradia, água potável, alimentação, assistência de saúde e todos os meios de subsistência necessários a todas as pessoas que foram de alguma forma impactadas.
As autoridades devem também garantir uma investigação imediata, imparcial, independente e detalhada dos fatores que levaram ao rompimento da barragem em Brumadinho e as possíveis responsabilidades de pessoas, empresas, instituições que possam ter resultado neste rompimento. Tanto a barragem em Brumadinho quanto a barragem que se rompeu em Mariana em 2015 são empreendimentos que têm participação de uma mesma grande empresa mineradora.
O rompimento da barragem em Mariana teve enorme impacto sobre os direitos humanos dos habitantes das cidades afetadas. As investigações sobre o episódio do rompimento da barragem em Brumadinho devem se debruçar sobre as responsabilidades das empresas envolvidas e instituições do estado. É grave que um episódio devastador como este se repita sem que o Estado tenha conseguido garantir a proteção da saúde, do meio ambiente e da vida das pessoas.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
