Terrenos públicos são usados como estacionamentos privativos em Arapiraca
"Invasores" faturam alto e não pagam sequer os impostos ao município
Quase um ano após a denúncia divulgada pelo 7Segundos, terrenos públicos de Arapiraca continuam sendo explorados como estacionamentos privativos. As áreas, que atendem principalmente a motoristas que não querem deixar os veículos estacionados dentro do único shopping da cidade, ficam vizinhas ao Centro Administrativo e prefeitura faz vista grossa para expulsar os "invasores".
"É uma situação muito cômoda para os 'donos dos estacionamentos'. Eles não investem nada, o chão é de terra batida, não tem coberta para os carros e não são responsáveis se acontecer algum dano ao veículo estacionado. Não tem despesa nenhuma, nem pagam imposto para ninguém. No final do dia, eles embolsam o dinheiro que apuraram durante o dia e vão para casa", afirmou um vendedor que costuma usar estes estacionamentos.
Em abril do ano passado, o 7Segundos fez divolgou conteúdo jornalístico denunciando o caso. A matéria cita o artigo 99 no Código Civil, além da legislação estadual e da Lei Orgânica do Município, para explicar que terrenos públicos não podem ser utilizados com finalidade comercial sem um procedimento legalizado. A cessão de terrenos públicos para empresas ou instituições sem fins lucrativos, por exemplo, precisa ser aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito.
Os terrenos ficam em uma das áreas mais valorizadas de Arapiraca, vizinhos ao Arapiraca Garden Shopping e próximo à sede de vários órgãos da Justiça. Um deles fica ao lado do Centro Administrativo e chega a ser usado por servidores públicos em algumas ocasiões afastando a hipótese de que o município não tem conhecimento da irregularidade.
A prefeitura reconhece que as áreas pertencem ao município e que estão sendo ocupadas de maneira irregular. Em abril do ano passado foi informado ao 7Segundos que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (Seduo) faria uma fiscalização e providenciaria a construção de um muro para isolar os terrenos. Quase um ano depois, os terrenos continuam funcionando como estacionamentos.
A prefeitura de Arapiraca foi procurada pelo 7Segundos e afirmou que irá notificar os responável pelo uso irregular do terreno. "Após notificação, os locais passarão a ser interditados," diz trecho da nota. Leia na íntegra:
Nota
“A Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, informa que os dois terrenos citados pertencem à Prefeitura de Arapiraca. E que os estacionamentos em funcionamento no local são irregulares.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Varany Keltone, explica que, a partir desta sexta-feira (8), após notificação, os locais passarão a ser interditados, a fim de evitar a continuação da utilização de forma indevida do espaço.
“A proposta da Administração Municipal é utilizar o terreno para futura expansão do Centro Administrativo Municipal”, destacou o secretário.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
