Caso Jaciara: réu é condenado a 17 anos e dez meses por homicídio doloso
A sentença foi lida pelo juiz Mauro Baldini, mas apesar da condenação, os promotores de Justiça, Hylza Paiva, e José Antônio Malta Marques irão recorrer.
O réu lderban de Souza Ferreira, acusado de matar a ex-mulher Maria Jaciara Ferreira dos Santos, no Povoado Lagoa do Pau, em Coruripe, foi condenado a 17 anos e dez meses de prisão, nesta quinta-feira (14). Ele deve responder em regime fechado por homicídio doloso, triplamente qualificado. Das qualificadoras, apenas o motivo fútil foi ignorado pelos jurados. A sentença foi lida pelo juiz Mauro Baldini, mas apesar da condenação, os promotores de Justiça, Hylza Paiva, e José Antônio Malta Marques irão recorrer. De acordo com os representantes ministeriais, diante da crueldade a pena pode ser considerada ainda branda. O crime ocorreu em 2017.
Alberdan se mostrou frio durante todo o julgamento, deixando a todos impressionados. O promotor José Antônio Malta Marques ressaltou seu comportamento.
“A ousadia do réu reforça a visão do Ministério Público a respeito da sua estupidez e a crueldade com a qual Jaciara foi morta. Estivemos aqui, não somente defendendo Jaciara, mas todas as mulheres honradas de Coruripe e de Alagoas. Jaciara foi morta a primeira vez com o ‘mata leão’, a segunda com o esgorjamento e hoje tentaram matá-la pela terceira vez, mas o Ministério Público não deixou que isso ocorresse e o conselho de sentença fez justiça”, afirma o promotor.
Para a promotora Hylza Paiva, a condenação significa “uma grande realização e a certeza de um dever cumprido com a justiça plenamente realizada, principalmente neste mês em que se comemora o internacional da mulher. E este crime aconteceu de forma tão bárbara, com requintes de crueldade, comprovando ainda o feminicídio, que a absolvição do réu, pra mim, seria matar a esperança de uma sociedade. No entanto, apesar de vê-lo retornar ao presídio, ainda saio inconformada com a pena aplicada e vamos recorrer para chegarmos a pena máxima”.
A tia de Jaciara, Eliane Nicácio, apesar da condenação, disse que não tinha como esboçar alegria. "Esperamos.o tempo todo por esse dia, a mãe de Jaciara está transtornada, vive assustada e sofrendo com essa dor. A filhinha dela com ele, soube ontem que o pai matou a mãe, assistindo televisão. A menina ficou em pânico e correu gritando.O crime foi monstruoso, cruel demais, e com essa pena sinto Jaciara injustiçada".
No laudo cadavérico consta que Jaciara foi morta vítima de esgorjamento que resultou em traumatismo raquimedular, ou seja, com o impacto algumas vértebras foram quebradas.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
