BRF e Marfrig anunciam fusão
A relação de troca foi fixada com base no valor de mercado

A BRF e a Marfrig chegaram a um acordo em princípio para fundir suas operações, criando um gigante diversificado de proteínas com faturamento anual de cerca de R$ 80 bilhões. Os acionistas da BRF terão 84,98% da nova empresa, enquanto os da Marfrig ficarão com 15,02%. A relação de troca foi fixada com base no valor de mercado dos últimos 45 dias e não atribui prêmio a nenhuma das partes.
A fusão dá à BRF uma presença nos EUA, onde a Marfrig é dona da National Beef, e cria um player capaz de vender aves, bovinos e suínos com escala capaz de gerar sinergias operacionais e no custo da dívida. O casamento entre as empresas deve gerar uma companhia com alavancagem pouco acima de 3 vezes ao final deste ano. No fim de março, a Marfrig tinha uma dívida líquida de 2,76 vezes a sua geração de caixa, enquanto a BRF tinha 5,6 vezes.
As duas empresas vão aprofundar os estudos e negociar os detalhes da transação durante um período de exclusividade de 90 dias, prorrogáveis por mais 30. O anúncio do acordo acontece poucos dias antes de Pedro Parente deixar o cargo de CEO e continuar apenas como chairman da BRF.
Segundo um advogado, o risco antitruste da transação deve ser baixo, já que os mercados e as proteínas combinadas na fusão são complementares e há pouca sobreposição. Um risco para o fechamento da transação seria o surgimento de uma oferta hostil pela BRF. Mas qualquer interferência nesta conjunção carnal teria que passar por um obstáculo relevante: um ‘poison pill’ no estatuto da BRF, que impõe a obrigatoriedade de uma oferta com ágio de 40% sobre o valor de mercado a quem acumular uma participação de 33,33% na companhia.
Veja também
Últimas notícias

Saída de JHC do PL pode tornar Cabo Bebeto candidato ao governo de AL em 2026

Ex-The Voice Kids morre aos 17 anos vítima de AVC

Pescadores bloqueiam entrada do Porto de Maceió em protesto contra apreensão de mercadorias
Por que Bolsonaro foi intimado após fazer live em quarto de UTI?

Advogada arapiraquense representa o interior de Alagoas na Maratona de Boston

Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 8 bilhões do INSS e cobra responsabilização do governo Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
