Prefeitura de Arapiraca aluga ambulância de associação comunitária com 13 anos de uso
Em nota, município afirma que locação é responsabilidade de cooperativa, mas ofício mostra o contrário

A locação feita pela prefeitura de Arapiraca de uma ambulância que pertence a uma associação comunitária abriu espaço para especulações no município no fim de semana. O veículo, uma Fiorino ano 2006 - tipo mais simples de ambulância, utilizada para transportar pacientes, sentados, para consultas e tratamentos médicos - que pertence a Associação dos Moradores do Bairro Brasiliana, foi doada à entidade pelo radialista Alves Correia, na época em que ele era deputado estadual, mas atualmente está alugada para a prefeitura por quase R$ 3 mil por mês.
A informação de que a ambulância, com 13 anos de uso, faz parte do quadro de veículos locados à prefeitura, foi confirmada pelo próprio secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães dos Santos. Em ofício encaminhado para a Ouividoria Municipal, assinado por ele e datado de 18 de junho de 2019, está descrito textualmente que "Das 05 ambulâncias [em efetivo serviço do município], 04 são próprias e 01 delas, locada. O veículo locado é do tipo Fiorino, de placa MVH9754, cujo proprietário é a Associação de Moradores da Brasiliana e paga-se um valor mensal de R$ 2.924,21 (dois mil, novecentos e vinte e quatro reais e vinte e um centavos)". Veja imagem ao final da matéria.
No mesmo documento, endereçado ao ouvidor geral Rodolpho Mecenas, Glifson Magalhães diz ainda que a Secretaria de Saúde dispõe de uma relação de todos os atendidos pelas ambulâncias, com a indicação da necessidade clínica e do trajeto de cada paciente, mas que não poderia disponibulizar a lista para não quebrar o sigilo sobre os pacientes imunodeprimidos, categoria que inclui os portadores de HIV.
A reportagem tentou contato, durante a manhã e o início da tarde desta segunda-feira (8), com o presidente da Associação Comunitária do Bairro Brasiliana, José Barbosa da Silva, mais conhecido como "Barbosinha". Ele é suplente de vereador pelo PMN e, nesta mesma segunda, teria levantado a discussão sobre a locação da ambulância na reunião dos presidentes de associações na Facomar. De acordo com informações, ele teria se defendido, afirmando ser alvo de uma suposta "campanha difamatória" devido a aproximação do período em que serão definidas as candidaturas para as eleições municipais do ano que vem.
O 7Segundos tentou fazer contato com o Barbosinha por telefone e por um aplicativo de mensagens e, até o fechamento da matéria, ele não havia respondido as questões.
A prefeitura de Arapiraca encaminhou a nota abaixo, em que afirma que os contratos de locação de veículos seriam gerenciados por uma cooperativa, fato que não é mencionado no comunicado feito pelo secretário de Saúde no ofício encaminhado à Ouvidoria:
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, informa que os contratos de locação de veículos são realizados pelo Município, via cooperativa, a COOPEAL, quem envia os carros. Portanto, sem relação direta com a Associação de moradores do Bairro Brasiliana.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
