Marx Beltrão assina Indicação para que Plano Plurianual priorize primeira infância
Alagoas tem quase 400 mil crianças na primeira infância

O ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni é o destinatário de uma Indicação Legislativa (INC) subscrita por deputados federais de todo o país. De nº 895/19, a INC sugere que a Casa Civil da Presidência da República “insira a primeira infância como agenda prioritária e programa de abrangência intersetorial na proposta de Plano Plurianual (PPA) 2020-2023”.
E entre os parlamentares que a assinaram a Indicação está o coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional, deputado Marx Beltrão (PSD).
“O PPA é uma lei que traz um planejamento de médio prazo para ações de todo o governo federal ao longo de quatro anos. O que nós deputados queremos e pedimos ao ministro Lorenzoni é que este Plano Plurianual tenha a defesa da questão da primeira infância como central, com previsão de programas intersetoriais e investimentos de recursos expressivos nestas ações. Defender nossa infância é uma missão que vou abraçar com firmeza e ênfase na Câmara”, afirmou Marx Beltrão.
Alagoas tem quase 400 mil crianças na primeira infância, idade que vai de 0 a 6 anos, e quase 60% delas vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Além disso, a taxa de mortalidade infantil no Estado é de aproximadamente 14%.
Estudos científicos de diversas áreas, como neurociência, psicologia do desenvolvimento e sobre os impactos de políticas públicas voltadas para a infância, têm apontado que o período de maiores possibilidades para a formação das competências humanas ocorre entre a gestação e o sexto ano de idade.
Plano Plurianual
O Plano Plurianual (PPA) é um planejamento de médio prazo, que deve ser realizado por meio de lei. Nele, são identificadas as prioridades para o período de quatro anos e os investimentos de maior porte. O projeto do PPA é encaminhado pelo Executivo ao Congresso até 31 de agosto do primeiro ano de cada governo, mas ele só começa a valer no ano seguinte.
Sua vigência vai até o final do primeiro ano do governo seguinte. Essa passagem do PPA de um governo para outro visa promover a continuidade administrativa, de forma que os novos gestores possam avaliar e até aproveitar partes do plano que está sendo encerrado.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
