Maia confirma que pretende concluir votação da Previdência até quarta
Maia disse também que acredita que o placar será semelhante ao obtido no primeiro turno
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia(DEM-RJ), disse nesta terça-feira (6) “estar confiante” de que a Casa concluirá a votação da reforma da Previdência até a noite de quarta (7) e que poderá encaminhar o texto ao Senado já na quinta (8). O mesmo prazo havia sido dado mais cedo pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Maia disse também que acredita que o placar será semelhante ao obtido no primeiro turno, quando 379 deputados votaram a favor e apenas 131 foram contra, e que não haverá mudanças no texto.
Os deputados retomarão a votação na noite desta terça para analisá-la em segundo turno. Antes de votar o texto principal, porém, terão que aprovar a quebra de interstício, prazo regimental exigido de cinco sessões de plenário entre a votação do primeiro e do segundo turnos. Como não houve quórum suficiente para a realização da sessão de segunda-feira, o prazo acabaria somente nesta quarta.
Destaques da oposição
Maia também afirmou que está organizando a votação dos destaques supressivos que serão apresentados pela oposição com os líderes partidários. Para que um destaque seja derrubado, serão necessários 308 votos.
“Respostas positivas”
O presidente disse ainda que os relatos que obteve dos deputados após o recesso é de que eles tiveram respostas “muito positivas” de suas bases eleitorais. Logo após a aprovação da proposta em primeiro turno, havia a preocupação de que os parlamentares poderiam mudar de posição por pressão dos eleitores.
Reinclusão de estados
Maia disse, por fim, ter fechado um acordo para a votação da chamada PEC paralela, que tratará da inclusão de estados e municípios nas novas regras previdenciárias. Os entes federativos foram retirados da proposta original feita pelo governo. O texto deverá ser formalizado pelos senadores e depois encaminhado à Câmara.
Veja também
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
