Tequilla Bomb lança clipe que mostra realidade dos jangadeiros da Lagoa Mundaú
Vídeo da banda alagoana denuncia os problemas e injustiças sociais
“Sistema de Som, Denúncia e Elevação Espiritual”. Esse é título do segundo álbum do trio de música eletrônica alagoano Tequilla Bomb, que, baseado nesses conceitos, lançou o clipe da música “Na minha jangada”, gravado na Lagoa Mundaú, em Maceió. O vídeo está disponível no canal do YouTube do grupo de dancehall, e foi lançado de forma exclusiva pelo portal Tenho Mais Discos Que Amigos.
A ideia por trás do videoclipe é mostrar a realidade de um pescador em sua jangada, e a resistência dos jangadeiros que sobrevivem da pesca na região da Comunidade Sururu de Capote, localização escolhida pelo vocalista Toninho ZS, que definiu o lugar por conta de sua vivência e conhecimento da Zona Sul da capital Alagoana.
“Tivemos que gravar na Lagoa Mundaú pelo que ela representa ao Tequilla Bomb e a todos os envolvidos neste trabalho. Também gravamos em ilhas próximas do local; uma delas é chamada pelos moradores de ‘ilha dos escravos’, que, segundo relatos, foi cenário de passagens delicadas durante o período da escravidão. Pelo fato de a ilha estar abandonada, conseguimos achar destroços e marcas do ano de 1828 por lá”, explicou o produtor e diretor, Izael Filipe.
A produção da música começou em meados do segundo semestre de 2017; na época, o trio ainda estava fechando o setlist para a gravação do novo CD. “A estrutura dessa música é marcada por uma base de reggae dub digital e o peso da percussão orgânica. A letra foi bem certeira dentro do conceito do nosso álbum, que além de denunciar os problemas e injustiças, que estão diariamente nos sufocando, também tem uma mensagem de positividade e elevação de espírito”, pontuou Carlos Peixoto, beatmaker.
O vídeo, que surgiu a partir de uma ideia do Izael, contou com a participação de um amigo dos músicos, Fabiano Costa da Silva, conhecido como “Negaça”, que é morador da comunidade, e é apresentado como protagonista do clipe. Além disso, também teve a participação especial do percussionista Leonardo Bulhões.
Tequilla Bomb e o novo disco
O Tequilla Bomb é um trio de música eletrônica de Maceió – AL, formado em meados de 2011 com influências em ritmos jamaicanos. A música “Na minha jangada” é a sétima faixa do segundo CD do grupo de dancehall alagoano: “Sistema de som, denúncia e elevação espiritual”.
De acordo com o escritor e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Victor de Almeida – responsável por parte do portfólio do disco –, o álbum retrata uma periferia que prega a união, antenada com os desafios políticos do Brasil e do mundo. “Afirmar-se como periferia não é negar o centro, mas lutar pelo reconhecimento e respeito da borda, da margem, da favela, e a periferia aqui se une através das sonoridades latinas, caribenhas, jamaicanas e alagoanas”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
