CEO da Uber defende príncipe saudita que teria mandado matar jornalista e diz que “erro” é perdoável
Empresário ainda compara a Uber com as polêmicas do governo saudita. “Nós também falhamos, certo?”, diz
O empresário americano-iraniano Dara Khosrowshahi, diretor executivo da Uber, disse em entrevista a um programa da HBO que o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, do Washington Post, foi um erro “perdoável”. A CIA acredita que a morte de Khashoggi dentro da embaixada da Turquia, em 2018, foi ordenada por autoridades sauditas, dentre elas o príncipe Mohammad bin Salman. O executivo ainda comparou tal “erro” com os que são cometidos pela Uber no dia a dia de trabalho.
“Nós também falhamos, certo?”, disse Khosrowshahi. “Com os carros autônomos, nós paramos esses veículos e estamos nos recuperando do erro. Acho que as pessoas cometem erros. Não significa que elas nunca podem ser perdoadas. Acho que eles levaram isso a sério”, continuou. A Arábia Saudita é o quinto maior investidor da Uber.
Ao sair em defesa da família real saudita, Khosrowshahi invocou os próprios erros da empresa. O exemplo citado por ele inclui um incidente ocorrido em 2018, quando um carro autônomo atingiu e matou um pedestre. O NTSB, organização dos EUA responsável por investigar acidentes, liberou recentemente um relatório dizendo que o sistema da Uber “não considerava que pedestres atravessavam fora da faixa”.
Assim como o empresário, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) também é fã do governo ditatorial saudita. O presidente esteve na Arábia Saudita no final do mês de outubro e disse em entrevista que se sente “quase irmão” do príncipe Mohammed bin Salman.
Depois da entrevista ao HBO, Khosrowshahi soltou uma nota desaprovando o que ele disse anteriormente. “Disse algo naquele momento que não é o que acredito”, afirmou o executivo. “Sobre Jamal Khashoggi, o assassinato dele foi repreensível e nunca deve ser esquecido ou alvo de desculpas [que justifiquem o ato]”.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
