Dia do Combate à Violência contra a Mulher e Dia da Mulher Advogada são aprovados em Arapiraca
OAB/Arapiraca consegue aprovação de duas leis na Câmara de Vereadores

Dois projetos de leis apresentados a pedido da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Arapiraca foram aprovados da sessão da Câmara de Vereadores da última terça-feira (12). Um dos projetos foi a instituição do Dia Laranja, para lembrar o combate à violência contra a mulher, de autoria da vereadora Gilvânia Barros, e o outro foi a criação do Dia Municipal da Valorização da Mulher Advogada, apresentado pela vereadora Aurélia Fernandes.
“Fico muito feliz neste momento em que a gente está aqui com as forças unidas pelo bem das mulheres de Arapiraca e em prol das advogadas arapiraquenses”, afirmou Aurélia Fernandes. Conforme o projeto, o Dia da Valorização da Mulher Advogada passa a ser comemorado no dia 24 de novembro e, que este ano irá homenagear a advogada Sandra Gomes, falecida em 2017, pelos relevantes serviços prestados à advocacia em Arapiraca, pela militância junto à OAB, participação no Conselho de Mulheres de Arapiraca e atuação na Procuradoria do Município de Penedo.
Familiares de Sandra Gomes prestigiaram a sessão. A mãe da advogada, Benedita Gomes dos Santos; o irmão, juiz do TRT José dos Santos Júnior; e o filho, Felipe, ficaram emocionados com a homenagem. Na sessão, a OAB/Arapiraca foi representada pela secretaria-geral Vânia Félix, pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cristiane Lúcio Pires, Sandra Alves e outras advogadas.
“Nos sentimos honradas enquanto mulheres por estar participando desse momento, representando todas as advogadas da Subseção de Arapiraca. Queremos a efetiva inclusão da advogada nos espaços de decisão, de disputa e de atuação profissional. Depois de grande luta, nós mulheres começamos a brilhar no mundo acadêmico, na vida, passamos a ter escolhas, votar, trabalhar e se formar, já somos a metade dos advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. A homenagem a doutora Sandra Gomes é muito merecida. Ela foi uma das advogadas mais atuantes na nossa cidade e lembraremos com muito orgulho do seu nome e de sua luta”, afirmou Cristiane Lúcio Pires, presidente da Comissão da Mulher Advogada.
Durante a sessão também foi aprovado o projeto de lei que institui o Dia Laranja, que integra a campanha da ONU “Torne o mundo laranja”, para lembrar - no dia 25 de cada mês - da luta pelo fim da violência contra as mulheres. “Infelizmente nós ainda temos que trabalhar por essas causas. Precisamos fazer nosso papel com responsabilidade e sensibilidade para garantir às mulheres o direito de ir e vir, de viver em paz e em liberdade para fazer o bem”, defendeu a vereadora Gilvânia Barros, autora do projeto que também foi sugerido da Comissão da Mulher Advogada.
Segundo Cristiane Lúcio, a intenção é que, no Dia Laranja, a cor seja usada para mostrar a mobilização contra a violência contra a mulher. “Serve de alerta para a importância da prevenção e da resposta à violência de gênero. Sendo uma cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência, convocando à mobilização todos os meses do ano. Precisamos da união de todos os órgãos e da sociedade para que de uma vez por todas a violência contra mulher e meninas seja combatida”, explicou.
O projeto foi bem aplaudido no plenário e sobrescrito por outros vereadores, que elogiaram a iniciativa. Para se tornar lei, segue agora para sanção do prefeito Rogério Teófilo.
Veja também
Últimas notícias

Após reunião, Leonardo Dias comemora mudanças em portaria sobre distribuição de PAEs na Rede Municipal

Prefeito de Japaratinga inaugura quadra poliesportiva

Homem é brutalmente agredido após um desentendimento no município de Dois Riachos

Rodrigo Cunha anuncia chegada do primeiro filho com Millane Hora nas redes sociais

Jornalista Abidias Martins escreve livro sobre a pandemia da Covid-19 em AL

'Lua de Sangue': web se divide em quem conseguiu ou não assistir eclipse lunar no Brasil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
