[Vídeo] Idosos circulam pela feira livre de Palmeira dos Índios sem nenhuma proteção
Pessoas com mais de 60 anos devem ficar em casa devido ao coronavírus
Na manhã deste sábado (21) um vídeo que circula pelas redes sociais mostra imagens do comércio de Palmeira dos Índios completamente fechado. No calçadão não se vê nenhuma pessoas.
Mas em uma das ruas do centro comercial acontece uma pequena feira livre. Este tipo de venda de produtos foi está fora do decreto estadual que suspendeu uma série de atividades em toda a Alagoas.
As feiras livres foram liberadas para a comercialização de alimentos, como frutas, verduras, cereais e carnes.
Mas o que impressiona nas imagens gravadas em Palmeira dos Índios é a presença de idosos circulando sem nenhuma proteção.
Para essa geração é mais difícil entender a gravidade dessa pandemia e que eles, os idosos estão entre os maiores casos de mortes em decorrência da Covid-19 – doença respiratória infecciosa causada pelo coronavírus.
Vale salientar que os casos suspeitos de pessoas com coronavírus em Palmeira dos Índios tem aumentado significamente levando em conta o número da população.
Coronavírus e idosos
Os relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que alguns grupos e faixas da população são mais suscetíveis ou vulneráveis à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Entre os grupos estão: idosos, diabéticos, hipertensos, cardiopatas e doentes renais crônicos.
Os idosos costumam ser mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas – e a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não é exceção. Relatórios da OMS colocam os mais velhos entre os mais suscetíveis e entre aqueles afetados pelos maiores índices de letalidade quando atingidos pelo novo coronavírus.
Essse grupo é mais vulnerável porque o sistema imunológico dos idosos costuma ser deficiente por causa da idade; mesmo as vacinas tomadas na juventude já não são tão eficazes, portanto há menos anticorpos no organismo; os pulmões e mucosas tornam-se mais frágeis e vulneráveis a doenças virais; o idoso costuma engasgar e aspirar mais, inclusive levando mais a mão à boca, aumentando o risco de contágio e ele também vai a hospitais com mais frequência, ficando mais exposto a micro-organismos.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
