[Vídeo] Idosos circulam pela feira livre de Palmeira dos Índios sem nenhuma proteção
Pessoas com mais de 60 anos devem ficar em casa devido ao coronavírus
Na manhã deste sábado (21) um vídeo que circula pelas redes sociais mostra imagens do comércio de Palmeira dos Índios completamente fechado. No calçadão não se vê nenhuma pessoas.
Mas em uma das ruas do centro comercial acontece uma pequena feira livre. Este tipo de venda de produtos foi está fora do decreto estadual que suspendeu uma série de atividades em toda a Alagoas.
As feiras livres foram liberadas para a comercialização de alimentos, como frutas, verduras, cereais e carnes.
Mas o que impressiona nas imagens gravadas em Palmeira dos Índios é a presença de idosos circulando sem nenhuma proteção.
Para essa geração é mais difícil entender a gravidade dessa pandemia e que eles, os idosos estão entre os maiores casos de mortes em decorrência da Covid-19 – doença respiratória infecciosa causada pelo coronavírus.
Vale salientar que os casos suspeitos de pessoas com coronavírus em Palmeira dos Índios tem aumentado significamente levando em conta o número da população.
Coronavírus e idosos
Os relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que alguns grupos e faixas da população são mais suscetíveis ou vulneráveis à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Entre os grupos estão: idosos, diabéticos, hipertensos, cardiopatas e doentes renais crônicos.
Os idosos costumam ser mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas – e a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não é exceção. Relatórios da OMS colocam os mais velhos entre os mais suscetíveis e entre aqueles afetados pelos maiores índices de letalidade quando atingidos pelo novo coronavírus.
Essse grupo é mais vulnerável porque o sistema imunológico dos idosos costuma ser deficiente por causa da idade; mesmo as vacinas tomadas na juventude já não são tão eficazes, portanto há menos anticorpos no organismo; os pulmões e mucosas tornam-se mais frágeis e vulneráveis a doenças virais; o idoso costuma engasgar e aspirar mais, inclusive levando mais a mão à boca, aumentando o risco de contágio e ele também vai a hospitais com mais frequência, ficando mais exposto a micro-organismos.
Veja também
Últimas notícias
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
