Em pronunciamento, Rodrigo Cunha defende crédito para famílias e empresas sobreviverem à crise
Na fala, ele também fez um apelo para que os bancos deem sua cota de contribuição para minimizar o impacto da crise sobre a população
O senador Rodrigo Cunha fez nesta quarta-feira (20) um pronunciamento para defender a necessidade de medidas que garantam crédito às famílias e ao empresariado durante a pandemia.
Em sua fala, veiculada na TV Senado, o senador alagoano listou projetos e emendas de sua autoria que buscam soluções em duas frentes: a manutenção de uma renda mínima para as famílias mais vulneráveis, por meio da prorrogação da Renda Básica Emergencial de Cidadania, e a oferta de crédito a juros baixos para as empresas e para a população.
“É nosso papel no Legislativo criarmos as condições para que tanto as pessoas consigam consumir os itens básicos de que precisam, como as empresas consigam superar essa dura quadratura e enxerguem um horizonte em que, passado o pior, possam seguir com seus negócios”, discursou Rodrigo Cunha.
Ele citou estudos que mostram que 68% das famílias brasileiras perderam renda desde que a crise do coronavírus começou. E ponderou que é preciso encontrar saídas para que as pessoas não fiquem superendividadas, e as empresas não tenham que fechar suas portas.
“Segundo o IBGE, mais de 64% do PIB do Brasil se refere ao consumo das famílias. Essas não podem, com a nossa inação, sair dessa crise ainda mais endividadas graças à prática de juros elevadíssima”, pontuou.
Rodrigo Cunha apresentou um projeto de lei para reduzir as taxas de juros dos bancos e limitar o uso de recursos recebidos por essas instituições em decorrência da pandemia. Também apresentou emenda ao projeto 1166 (que trata da limitação dos juros do cartão de crédito e cheque especial) para renegociar dívidas das famílias.
No pronunciamento, ele também fez um apelo para que os bancos deem sua cota de contribuição para minimizar o impacto da crise sobre a população.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
