Fumo está relacionado ao agravamento da Covid-19
Exposição à fumaça pode comprometer a funcionalidade dos pulmões e expor a pessoa a um risco maior de contaminação
Marcado para fortalecer a conscientização sobre os malefícios do cigarro, o Dia Mundial Sem Tabaco, que é celebrado em 31 de maio, tem uma importância ainda maior neste ano: o enfrentamento à Covid-19. Os malefícios do tabaco matam mais de 7 milhões de usuários e 1,2 milhão de fumantes passivos por ano.
De acordo com o pneumologista da Doctoralia , Dr. Fabio Marcelo Costa, há um risco maior de complicações em pessoas contaminadas que são expostas ao fumo. "Além de prejudicar os mecanismos imunológicos do organismo, o cigarro compromete a capacidade pulmonar do indivíduo devido à inflamação e obstrução das vias aéreas, o que agrava as condições respiratórias do paciente", esclarece.
Diversos estudos mostram que fumantes são mais propensos a desenvolver doenças respiratórias e cardiovasculares. Além disso, de acordo com o artigo Analysis of factors associated with disease outcomes in hospitalized patients with 2019 novel coronavirus disease, publicado no Chinese Medical Journal, em 5 de maio de 2020, o risco de um paciente com Covid-19 evoluir para um quadro de pneumonia grave é maior. "Uma possível explicação para isso é que tabagistas, usuários de cigarros eletrônicos e suas variações, podem desenvolver ou acentuar doenças pulmonares crônicas, o que aumenta o impacto de um possível contato do vírus com o organismo", explica o Dr. Fabio.
Ainda segundo o especialista, é importante ressaltar que o ato de fumar, por si só, já é uma postura arriscada. "Além de prejudicar o bom funcionamento dos pulmões, quando uma pessoa fuma, ela coloca a mão constantemente em contato com o rosto e com os lábios, o que aumenta as chances de contaminação pelo novo coronavírus", ressalta.
Veja também
Últimas notícias
CPMI cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus
Doze imóveis seguem interditados após explosão em São Paulo
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
