Palmeira dos Índios pede apoio da Fecomércio e do Sindilojas para reabertura do Comércio
Município vem conseguindo manter controle nos casos de Covid-19 e está preparado para a Fase Laranja
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Palmeira dos Índios (Sindilojas Palmeira), Gilton Lima, recebeu a visita do prefeito do município do agreste, Júlio Cezar, na manhã desta segunda-feira (6), na sede da entidade. As lideranças conversaram sobre a reabertura do comércio local, que ainda se encontra na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado anunciado pelo Governo do Estado.
De acordo com o prefeito, Palmeira dos Índios possui 100 mil habitantes e ocupa, hoje, a 69 posição no índice de infestação do estado, com 470 casos. Apesar do município estar próximo de cidades com grande número de notificações, a exemplo de Arapiraca, vem conseguindo manter as medidas sanitárias, contribuindo para o controle da evolução do Covid-19. Por isso, Júlio Cezar defende a reabertura do comércio e, para somar forças ao pleito ante ao governador Renan Filho, solicitou o apoio da Federação e do Sindilojas.
A ideia é que as entidades contribuam com dados e diretrizes para a construção de um Plano de Ação baseado na matriz de risco adotada pelo Estado e, assim, auxiliar o governo a reavaliar a vedação de funcionamento do comércio nas cidades de interior que estejam com a situação sob controle. “Não dá para tratar de forma igual os desiguais. Palmeira dos Índios vem cumprindo as normas sanitárias. De cada 10 palmeirenses, nove usam máscaras e o que não usa é cobrado pelos demais. As empresas que podem funcionar cumprem rigorosamente as medidas e, as demais, aguardam a autorização. Queremos o reconhecimento do Estado para decretar a fase laranja”, disse. Segundo ele, são cerca de 40 municípios em condições iguais e que podem ser beneficiados pela mudança de fase.
O pensamento é semelhante ao do presidente da Fecomércio e do Sindilojas, que reconheceu o compromisso das empresas em atender as medidas sanitárias e do próprio Estado, que vem ouvindo o setor durante todo esse processo. “Temos participado de reuniões e, nessa aproximação com o governo, foram acolhidas algumas propostas e reivindicações que apresentamos. Nessa inciativa de reabertura, fomos procurado pelo Estado e pela prefeitura de Maceió para dar apoio nas barreiras sanitárias. Estaremos juntos com vocês nesse novo pleito, que é uma luta de vários municípios”, afirmou Lima.
Participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cléa Carvalho; o secretário municipal de Planejamento, Adalberon Sá; o superintendente da Fecomércio, Allan Souza; e os assessores econômico e tributário da entidade, respectivamente, Felippe Rocha e Andressa Targino.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
