Palmeira dos Índios pede apoio da Fecomércio e do Sindilojas para reabertura do Comércio
Município vem conseguindo manter controle nos casos de Covid-19 e está preparado para a Fase Laranja
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Palmeira dos Índios (Sindilojas Palmeira), Gilton Lima, recebeu a visita do prefeito do município do agreste, Júlio Cezar, na manhã desta segunda-feira (6), na sede da entidade. As lideranças conversaram sobre a reabertura do comércio local, que ainda se encontra na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado anunciado pelo Governo do Estado.
De acordo com o prefeito, Palmeira dos Índios possui 100 mil habitantes e ocupa, hoje, a 69 posição no índice de infestação do estado, com 470 casos. Apesar do município estar próximo de cidades com grande número de notificações, a exemplo de Arapiraca, vem conseguindo manter as medidas sanitárias, contribuindo para o controle da evolução do Covid-19. Por isso, Júlio Cezar defende a reabertura do comércio e, para somar forças ao pleito ante ao governador Renan Filho, solicitou o apoio da Federação e do Sindilojas.
A ideia é que as entidades contribuam com dados e diretrizes para a construção de um Plano de Ação baseado na matriz de risco adotada pelo Estado e, assim, auxiliar o governo a reavaliar a vedação de funcionamento do comércio nas cidades de interior que estejam com a situação sob controle. “Não dá para tratar de forma igual os desiguais. Palmeira dos Índios vem cumprindo as normas sanitárias. De cada 10 palmeirenses, nove usam máscaras e o que não usa é cobrado pelos demais. As empresas que podem funcionar cumprem rigorosamente as medidas e, as demais, aguardam a autorização. Queremos o reconhecimento do Estado para decretar a fase laranja”, disse. Segundo ele, são cerca de 40 municípios em condições iguais e que podem ser beneficiados pela mudança de fase.
O pensamento é semelhante ao do presidente da Fecomércio e do Sindilojas, que reconheceu o compromisso das empresas em atender as medidas sanitárias e do próprio Estado, que vem ouvindo o setor durante todo esse processo. “Temos participado de reuniões e, nessa aproximação com o governo, foram acolhidas algumas propostas e reivindicações que apresentamos. Nessa inciativa de reabertura, fomos procurado pelo Estado e pela prefeitura de Maceió para dar apoio nas barreiras sanitárias. Estaremos juntos com vocês nesse novo pleito, que é uma luta de vários municípios”, afirmou Lima.
Participaram da reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cléa Carvalho; o secretário municipal de Planejamento, Adalberon Sá; o superintendente da Fecomércio, Allan Souza; e os assessores econômico e tributário da entidade, respectivamente, Felippe Rocha e Andressa Targino.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
