Covid -19

Sem fiscalização, bar descumpre decreto e atende clientes na calçada em Arapiraca

Conforme decreto estadual, bares, restaurantes e lanchonetes não podem ter consumo no local

Por 7Segundos 30/07/2020 17h05 - Atualizado em 30/07/2020 17h05
Sem fiscalização, bar descumpre decreto e atende clientes na calçada em Arapiraca
Bar funciona e atende clientes na calçada em Arapiraca na noite de quarta-feira (29) - Foto: cortesia

Um dia depois de o Estado colocar Arapiraca na fase laranja da reabertura das atividades econômicas, mais um flagrante de descumprimento das medidas de quarentena é registrado no município. Um bar, localizado no bairro Primavera colocou mesas e atendeu clientes na noite de quarta-feira (29).

“Só faltava ter música ao vivo”, afirmou um dos leitores do 7Segundos que enviou foto do estabelecimento, onde é possível ver mesas ocupadas por clientes e motocicletas estacionadas. Conforme o decreto do governo estadual, na fase laranja bares, restaurantes e lanchonetes só podem funcionar por meio de sistema de delivery ou pague e leve. O consumo de bebidas e alimentos no local é proibido, para evitar a aglomeração de pessoas.

A falta de fiscalização por parte do município, no entanto, leva a situações como a registrada, em que o proprietário do bar não se preocupou em tentar esconder que está descumprindo o decreto. As medidas de distanciamento social sequer é a única infração cometida pelo estabelecimento.

A cobertura do imóvel, que prossegue por toda a calçada e a colocação das mesas, que “privatizam” o passeio, obstruindo a calçada e obrigando os pedestres a atravessarem o estabelecimento pela rua ,também são irregulares de acordo com as leis municipais. Se a prefeitura cumprisse o papel de fiscalizar, além de determinar a suspensão no atendimento a clientes no bar, o proprietário também seria multado e teria que retirar o telhado que cobre a calçada. Mas como não cumpre, é possível que a situação torne a se repetir e talvez seja até copiada por outros bares no município.

Tudo isso aconteceu na mesma noite em que Arapiraca ficou em primeiro lugar nos Trens Topics do Twitter em Alagoas, devido a vários comentários sobre o município ter avançado para a fase laranja sem que as medidas mais rígidas adotadas desde o início da pandemia tenham sido cumpridas de fato.