Justiça

Garantia de direitos de agentes da saúde de Arapiraca é discutido entre sindicatos e procuradoria do município

Reunião aconteceu nesta terça-feira (14)

Por 7Segundos 15/09/2020 17h05
Garantia de direitos de agentes da saúde de Arapiraca é discutido entre sindicatos e procuradoria do município
Reunião entre representantes sindicais e a procuradoria municipal - Foto: Cortesia

Após terem os benefícios cortados pela Prefeitura de Arapiraca, os agentes de saúde municipais, juntos aos sindicatos, pediram intervenção do Ministério Público do Trabalho, MPT, no dia 1 de setembro. Nesta terça-feira (14), uma reunião entre representantes sindicais e a procuradoria municipal, avançou na discussão para garantir os direitos da classe.

Estavam presentes o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Região Metropolitana do Agreste de Alagoas, Sindagreste, através de seu presidente Jade de Albuquerque; o Sindicato dos trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social, Sindprev, através de seu representante José Lino; o advogado Joy Alves; e o Sub-procurador Dr. Diogo.

De acordo com as informações repassadas ao 7Segundos, a reunião muito produtiva com uma enorme perspectiva de avanços na garantia dos direitos dos trabalhadores, não somente com relação ao adicional incentivo e insalubridade, mas também a implantação do piso salarial e retroativos referentes aos meses de Janeiro e Fevereiro de 2020.

Os representantes aguardam a designação de uma nova audiência para a próxima semana, com o intuito de realizar mais alguns ajustes antes da próxima reunião com o MPT.

O benefício é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e está previsto na CLT- Consolidação das Leis do Trabalho. Somando os cortes da insalubridade e das gratificações, os descontos chegam a R$ 359. Com isso, foi solicitada a intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT), para que seja feita a restituição do adicional de insalubridade e gratificações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.