Procuradoria Eleitoral pede anulação da decisão que proibiu Luciano Barbosa de participar do Guia Eleitoral
“Candidato cujo o registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral”
A Procuradora Regional Eleitoral Raquel de Melo Teixeira expediu uma tutela provisória cautelar se manifestando de forma contrária a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE), que determinou a suspensão do uso do tempo do MDB no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, bem como a abstenção de utilização da sigla em qualquer meio de propaganda, por parte do candidato à prefeitura de Arapiraca, Luciano Barbosa.
De acordo com a Procuradora, o candidato cujo o registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral. “Inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior”.
Segundo ela, não há como se retirar dos candidatos sub judice a prerrogativa conferida pelo art. 16-A da Lei das Eleições simplesmente pelo fato de a situação ser decorrente de indeferimento de DRAP. “Não há como excluir candidatos da campanha liminarmente e inaudita altera parte, apenas com lastro na decisão de 1º grau, como procedeu o douto Desembargador Relator”.
Para Raquel de Melo Teixeira, a própria lei assegura o direito de o candidato persistir na disputa, enquanto se discute a sua elegibilidade. “Registre-se que a inexistência de legalidade da candidatura ainda está sendo discutida, não havendo sequer pronunciamento de órgão colegiado a respeito”.
Por fim, a representante da Procuradoria Regional Eleitoral se manifesta pelo provimento do Agravo Regimental no sentido de que seja reformada a decisão liminar Id.3626213, que impede Luciano Barbosa de usar a sigla do MDB e o tempo da legenda na propaganda eleitoral gratuita. “Desde já, com esteio no art. 16-A da Lei 9.504/97, o MP se manifesta contrário ao provimento cautelar perseguido na presente ação, por todos os argumentos expostos acima”.
Últimas notícias
Seprev inaugura Núcleo de Atendimento ao Trabalhador na Casa de Direitos de Arapiraca
Teca Nelma defende implementação da tarifa zero no transporte público de Maceió
Materiais utilizados para guardar vagas irregulares são recolhidos por agentes do DMTT
Atletas master são reconhecidos em sessão especial na Câmara de Maceió
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no bairro São Luiz I, em Arapiraca
Samu registra 455 casos de emergências cardíacas em Alagoas no primeiro trimestre
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
