Prefeitura estuda desapropriar terreno onde foram recolhidas 855 toneladas de lixo
Apesar do terreno ser particular, o mesmo não encontra-se murado e por isso vira alvo fácil para descarte de resíduos

Imaginem 142 elefantes juntos ou 53 caminhões. É difícil calcular algo assim, né? Pois é. Em cada um desses casos totaliza-se 855 toneladas. Este foi o peso de lixo e entulhos retirados pela Prefeitura de Arapiraca em apenas um terreno, localizado bem próximo ao “Cabaré Velho”, no bairro Itapoã.
A ação deveria ocorrer em apenas quatro dias, mas conforme o lixo era retirado durante as manhãs e tardes, na parte da noite outros materiais eram colocados irregularmente no local, o que atrasou a conclusão da limpeza em mais seis.
Apesar do terreno ser particular, o mesmo não encontra-se murado e por isso vira alvo fácil para pessoas e empresas descartarem resíduos de forma irregular. No inicio deste ano, o Ministério Público Estadual solicitou a prefeitura que realizasse a limpeza e um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado, garantindo que a prefeitura intervenha no local.
As Secretarias de Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente já tentaram entrar em contato com o proprietário, para que o mesmo “feche” o terreno, porém o mesmo não foi encontrado. Diante disso, o secretário Roany Izidoro já comunicou que a administração municipal pretende desapropriar e construir um equipamento público.
Durante visita ao local, Roany afirmou que a prefeitura tem feito sua parte, mas que a população precisa ajudar. “Nós assinamos o TAC e estamos cumprindo com nosso papel, mas perdermos 10 dias limpando um local que poderia estar sempre limpo é lamentável. É dinheiro jogado no lixo, literalmente”, colocou.
A comitiva de inspeção também contou com a presença da superintendente de gestão da secretaria, Maria Caroline; o superintendente da resíduos, Edney Carneiro; o diretor de fiscalização ambiental, Samuel Lima; técnicos municipais do meio ambiente; além da Polícia Militar e da coordenação de comunicação.
“A comunidade do local é carente de ações sociais, mas a prefeitura já está buscado resolver isso e garantir mais auxilio aos moradores. Por isso já estamos em estudo para desapropriar o local e torna-lo um atrativo par famílias e por quem passa por ali”, contou Roany.
Fiscalização
Já na noite de terça-feira, uma grande fiscalização ocorreu no local e várias infrações foram flagradas. Os responsáveis foram advertidos e multados. A iniciativa foi da SEDUMA e contou com a participação da PM e da Vigilância Municipal.
“A prefeitura seguirá fiscalizando e realizando ações de limpeza por toda cidade. Mas é preciso que a população colabore conosco. Também estamos trabalhando para que em breve tenhamos um canal ainda mais direto para as denuncias”, explicou Ricardo Vieira, secretário adjunto da SEDUMA.
Últimas notícias

Cibele Moura pede que Governo disponibilize fones antirruídos em locais de atendimento ao público

População de Matriz do Camaragibe participa de Via Sacra ao Alto do Cruzeiro

Corpo de mulher é encontrado em frente ao CT do CRB, na Barra de São Miguel

Três agentes da PRF morrem após viatura colidir com carro de passeio durante perseguição a motociclistas

Número 193 do Corpo de Bombeiros está temporariamente inoperante em Alagoas

Em vídeo, advogado Cícero Pedroza defende que episódio envolvendo o também advogado João Neto foi acidente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
