SEMADA realiza ações de fiscalizações nas Freiras Livres de Penedo
As ações estão sendo realizadas em parceria com a Polícia Militar e com a SEDETUR
A Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA) da Prefeitura de Penedo atua na organização das feiras livres do município.
Nas últimas semanas, a equipe de fiscalização da SEMADA, em parceria com a fiscalização de postura urbana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) tem realizado ações de ordenamento nas feiras livres de Penedo e na área do comercio em geral.
Legislação
De acordo com Secretário de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Pedro Felipe Queiroz, as ações estão fundamentadas na Lei Municipal 1283 do ano de 2007.Lei que rege o Código de Postura Urbana e o que é permitido ou não por parte da população nesse sentido.
De acordo com essa legislação, contida em seu Artigo 35, a venda de produtos por ambulantes depende de licença da Prefeitura de Penedo, para que possa ocorrer.
Com isso a ocupação irregular do espaço público é proibida, cabendo aos agentes públicos e aos gestores das secretarias municipais o seu cumprimento, sem a possibilidade de deixar de fazê-lo.
Conforme o Artigo 12 do Código de Postura, que define como infração tudo aquilo que vai de encontro a legislação em vigor, tendo como exemplo a ocupação irregular do espaço urbano, é também passível de punição o agente municipal que não realizar os procedimentos cabíveis.
Além disso, o artigo 15 do referido código prevê a apreensão de mercadorias fora dos locais permitidos para o comércio.
“Estamos trabalhando em conjunto com a SEDETUR para a organização dos espaços públicos, atuando tanto de forma educativa, quando em ações de cumprimento da lei, com a participação dos fiscais de postura urbana e da Policia Militar. Pedimos a compressão da população e dos próprios comerciantes para que atuem dentro da legalidade e assim evitem futuros problemas”, destacou o Secretário de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola.
Venda de Peixes
Pedro Felipe Queiroz também falou sobre a questão da venda de peixes em carrinho de mão, o que também é proibido, conforme o artigo 20 do Código de Postura Municipal, que obriga a venda de gêneros alimentícios em locais limpos e próprios para o armazenamento.
Ele explicou que foi disponibilizado local próprio para que esse pessoal possa trabalhar e vender os seus produtos.
Mas que os que insistirem em comercializar em local proibido poderão arcar com penalidades contidas na lei, como notificação e apreensão de mercadorias.
Nesse sentido, poderão também ocorrer operações conjuntas envolvendo tanto a fiscalização de postura, quanto a Vigilância Sanitária Municipal da Secretária de Saúde, já que se trata de uma infração sanitária.
Quem a pratica coloca em risco os consumidores ao disponibilizar gênero alimentício sem conservação.
O Código de Postura de Penedo pode ser visualizado por meio do seguinte link.
Veja também
Últimas notícias
Fapeal e Edufal lançam 24 títulos acadêmicos na Bienal de Alagoas
Lei Seca recupera ciclomotor com queixa de roubo/furto em Arapiraca
Andrei diz que PF sabia de megaoperação e é interrompido por Lewandowski
[Vídeo] Entenda a ação policial que deixou policial militar ferido em Arapiraca
Cantora Cláudia Leitte arrasta multidão na véspera da Emancipação Política de Arapiraca
Secretário destaca importância do concurso que vai ofertar mais de 3 mil vagas para a Sesau
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
