Política

Defendida por Marx Beltrão, câmara aprova votação que prioriza gestantes na vacinação contra Covid

Puérperas, lactantes, e crianças com deficiência permanente ou comorbidades também são inclusas

Por 7Segundos com Assessoria 08/07/2021 11h11 - Atualizado em 08/07/2021 11h11
Defendida por Marx Beltrão, câmara aprova votação que prioriza gestantes na vacinação contra Covid
Deputado Federal Marx Beltrão - Foto: Assessoria

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para a votação do Projeto de Lei (PL) 2112/21, que inclui como grupo prioritário no plano nacional de vacinação contra a Covid-19 as gestantes, as lactantes, aquelas que acabaram de dar à luz (puérperas) e crianças e adolescentes com deficiência permanente ou comorbidades. Com a aprovação, o PL pode ser votado a qualquer momento pelos deputados.

A aprovação do requerimento e a declaração da urgência em se votar a proposta foram comemoradas pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD). Há cerca de um mês, em junho de 2021, Beltrão apresentou ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga dois requerimentos aprovados na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. Os documentos pediam a ampliação do rol de atendidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), garantindo direito às vacinas contra a Covid-19 dentro dos chamados grupos prioritários.

Entre os pedidos, Marx Beltrão, acompanhado de outros parlamentares, entregou a Queiroga um requerimento de sua autoria aprovado e pela CSSF que justamente pedia prioridade de vacinação para gestantes e lactantes. Neste caso específico, a iniciativa de Marx atendeu a um pedido do grupo Lactantes pela Vacina em Alagoas.

“Este grupo de mães precisa ser incluído entre os prioritários para a vacinação contra a Covid-19. Vejo que a Câmara entendeu a importância desta medida aprovando a urgência na votação do Projeto de Lei 2112/21. Vamos lutar em prol da imunização das mamães e lactantes alagoanas e brasileiras”, disse Marx Beltrão nesta quarta-feira (7).

Já no outro requerimento, desta vez tendo o deputado alagoano como coautor, o pedido era de que jovens de 12 a 17 anos portadores de comorbidades, e também os que tenham deficiências ou doenças raras, fossem incluídos no PNI e assim possam ser imunizados contra o novo coronavírus.

Sobre as lactantes, quando da proposição do requerimento na Comissão de Seguridade Social e Família, Marx Beltrão reforçou a importância da inclusão não apenas das gestantes, que possuem fatores de risco nos casos de diagnóstico de Covid-19, mas, também, a vacinação das mães que estiverem amamentando. Segundo Marx Beltrão, nesses casos, a dose aplicada pode transferir anticorpos contra o novo coronavírus das mães para os bebês. “Assim será possível, em uma só vacina, proteger duas vidas, tanto a da mãe, quanto a dos seus filhos”, justificou na ocasião.

Uma das mais poderosas Comissões da Câmara, a CSSF trata das questões referentes à saúde em todo o Brasil e tem Marx Beltrão como membro titular.