Mundo

Colegas de trabalho doam rins para marido uma da outra

Susan e Tia trabalhavam em ONG nos EUA, eram casadas com homens que precisavam de transplante e descobriram serem compatíveis entre si

Por G1 27/07/2021 10h10 - Atualizado em 27/07/2021 10h10
Colegas de trabalho doam rins para marido uma da outra
Tia Wimbush e Susan Ellis, colegas do departamento de informática de uma ONG que doaram rins uma para o marido da outra - Foto: Children's Healthcare of Atlanta / Divulgação

Duas colegas de trabalho em uma ONG em Atlanta, nos EUA, descobriram que seus maridos que precisavam de transplante de rim, e que uma tinha o tipo sanguíneo compatível com o companheiro da colega. Uma doou o rim para o marido da outra.

A história foi compartilhada pela ONG Children's Healthcare of Atlanta, onde Tia Wimbush e Susan Ellis trabalhavam juntas havia dez anos no departamento de informática. Em 2019, elas estavam conversando e souberam que ambos os maridos precisavam de transplante.

Ao falar mais sobre o assunto no banheiro da firma, Susan disse que seu marido precisava de um doador de sangue tipo O negativo (tipo raro, que é o mesmo de Tia). Já o marido da colega tem o sangue compatível com a de Susan, do tipo A.

Foi então que elas tiveram a ideia. "Só o que passava na minha cabeça era: 'E se a gente doar os rins para o marido uma da outra?' Eu nunca tinha imaginado isso", disse Tia à rede de TV CNN.

Após fazer todos os testes que confirmaram a compatibilidade cruzada, os quatro passaram pelas cirurgias de transplante em março de 2021. Rodney Wimbush, marido de Tia, e Lance Ellis, marido de Susan, tinham problemas renais crônicos, mas ambos os transplantes foram bem sucedidos.

Os casais se tornaram muito próximos. "É mais que amizade. Eles são nossa família", disse Tia à CNN. "Nós tivemos fé ao fazer isso e agora estamos para sempre unidos, sempre torcendo uns pelos outros no processo de recuperação e nessa segunda chance de vida", ela completou.

A ONG publicou no Facebook um vídeo sobre a história das funcionárias e sobre a volta delas ao trabalho após as cirurgias.